Desde a divulgação antecipada do resultado do Enem 2021, na última quarta-feira (9), relatos sobre possíveis incoerências na correção do exame surgiram nas redes sociais. Candidatos alegam que receberam notas discrepantes do desempenho na prova, especialmente de redação, e pedem que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) faça uma revisão. Apesar dos apelos, os estudantes não receberam um retorno do instituto ou do Ministério da Educação antes das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que começam nesta terça (15).
+ Enem: confira todas as questões anuladas desde 2009
Nos relatos acompanhados pela hashtag #REVISAINEP, estudantes contam que receberam notas inferiores a anos em que consideraram ter tido um desempenho pior na prova, ou que o resultado da redação foi incoerente com a performance nos estudos antes do exame. O oposto também foi relatado: outros candidatos alegam que tiveram notas muito altas e que não condizem com seus desempenhos.
Os estudantes se movimentaram para que a mensagem chegasse no Inep e alguma medida fosse tomada antes do início das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa que seleciona estudantes para universidades públicas de todo o país a partir da nota do exame. Alguns candidatos chegaram a enviar mensagens sobre o assunto para ministro da Educação, Milton Ribeiro, mas foram bloqueados no Twitter pelo chefe da pasta.
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) também entrou em contato com a Comissão de Educação para solicitar a presença urgente do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do Inep, Danilo Dupas, em uma audiência para prestar esclarecimentos. A entidade não obteve nenhum retorno. Alguns parlamentares, como a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) e o deputado Felipe Rigoni (PSL-ES), também tentaram, sem sucesso, cobrar explicações sobre a correção do exame.
Confira alguns relatos dos estudantes nas redes sociais.
Acabei de ser bloqueada pois constatei o Ministro Milton Ribeiro e como qualquer cidadã, perguntei se ele poderia auxiliar os jovens nessa problemática. Sério, como que o ministério foi dado a alguém que não escuta os problemas do estudantes! #REVISAINEP #enem2021 pic.twitter.com/3nEGcN5Esl
— Mandy🦋 #REVISAINEP (@AmandaS21486950) February 10, 2022
#REVISAINEP Sou graduada em Letras e professora de Português. Não sei nada de matemática. Só fiz o Enem pq me garanto em redação. Pra minha surpresa, minha nota em matemática foi maior que a da redação. Tem algo de muito errado nisso. pic.twitter.com/3ojum1g0JX
— Márcia Furtado (@marciafurtado22) February 12, 2022
todas as minhas redações feita no ano passado e que foram corrigidas, foram de notas +900, e ontem qnd eu pego o resultado do enem, me deparo com 400, eu fiquei tipo????????
eu usei todos os métodos q eu usei nas minhas outras redações, n tem cabimento essa nota
#REVISAINEP pic.twitter.com/aSadfgDUWa— carol || 📖 a rainha do nada (@wttcarol) February 10, 2022
O GUIA DO ESTUDANTE também entrou em contato com o MEC e o Inep, mas não recebeu nenhuma resposta até a publicação desta reportagem. Caso haja um retorno, o texto será atualizado.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.