O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgará nesta sexta-feira, 4, uma nova lista de escolas em que o Enem não será aplicado no próximo fim de semana. A nova relação, segundo a instituição, pretende incluir locais de prova ocupados recentemente.
Em comunicado emitido na última terça-feira, 1, o Inep divulgou que o Enem seria adiado para 191.494 estudantes. Por conta da ocupação de escolas de ensino básico e superior que serviriam como locais de aplicação do exame, os alunos serão realocados e submetidos a nova prova nos dias 4 e 5 de dezembro. A data de divulgação dos novos locais ainda não foi informada.
A primeira relação de locais de prova alterados indica 304 escolas, em 19 estados e no Distrito Federal. A lista, no entanto, poderá ganhar novos nomes, por conta das novas ocupações que aconteceram desde a última segunda-feira, 31, prazo que o MEC estabeleceu para desocupação. Mesmo que escolas presentes na primeira lista tenham sido desocupadas desde a data limite, a decisão do adiamento será mantida.
Estudantes também serão comunicados por SMS e poderão consultar a relação de escolas no aplicativo oficial do Enem. Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, a medida visa conferir aos alunos isonomia de condições em relação a estrutura física, segurança e atendimento de necessidades especiais.