O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta sexta-feira (22) que oprazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi prorrogado até quarta-feira, 27 de maio. De acordo com o cronograma inicial, o processo terminaria às 23h59 desta sexta. A taxa de inscrição esse ano custa R$ 85 e deve ser paga até o dia 28 de maio, exceto para aqueles que têm direito à isenção.
Até a última quinta-feira (21), às 14h, o Enem tinha recebido 4.536.701 inscrições para a versão impressa e 101.100 para a digital, segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub. No mesmo dia, o Inep, órgão responsável pelo exame, decidiu permitir que os estudantes se inscrevam com outros documentos de identificação além do RG.
Ainda vai fazer a inscrição do Enem 2020? Confira o passo a passo.
Adiamento do exame
Após o projeto de adiamento ser aprovado no Senado e depois de muitas manifestações nas redes sociais contra a manutenção do exame em novembro, o Inep anunciou na última quarta-feira (20) que o Enem 2020 será adiado por 30 ou 60 dias (a data ainda não está definida).
Na última semana de junho acontecerá a enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, na Página do Participante, para saber a opinião sobre o adiamento e qual seria a melhor opção de datas para os estudantes.
Segundo técnicos do Inep ouvidos pelo jornal O Estado de S.Paulo, a pandemia de covid-19 está forçando um novo tratamento ao exame. Sendo assim, o Enem 2020 poderia ter menos questões, em vez das 180 divididas em dois dias. A mudança ainda está sendo estudada.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.