Estudantes enfrentam dificuldade para pedir reaplicação do Enem
Serviço de atendimento do Inep apresenta demora excessiva
O número de telefone disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para que participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avisem sobre sintomas de doenças infectocontagiosas no dia da prova apresenta demora excessiva e não completa o atendimento.
O GUIA tentou entrar em contato com a central 0800 616161 duas vezes, porém, em nenhuma ligação houve assistência humana. Em ambas, o tempo de espera foi de aproximadamente uma hora e 20 minutos. Uma gravação informa que, exclusivamente para o atendimento aos participantes do Enem, a central humana estaria de plantão no dia 16 de janeiro, das 8h às 18h, e no dia 17, das 8h às 14h.
Nas redes sociais, diversos estudantes também reclamaram da demora no atendimento.
@inep_imprensa @inep_oficial se o 0800 61 6161 não atende, ou desliga depois de mais de 10 min esperando em linha, por onde informo sintomas de covid em candidato antes da prova, algum outro canal de atendimento? @govbr @minsaude nos ajude por favor
— Thiago Müther (@thiagomuther) January 17, 2021
eu odeio o inep pqp, ontem passei uma hora e meia tentando falar com eles e comunicar q preciso fazer a reaplicação do Enem 2020 por suspeita de covid
não fui atendida
hj liguei pra eles assim q abriu a central de antendimento deles (oito da manhã)
ainda tô esperando atendimento— lia (@annegalathynius) January 17, 2021
Eu tô com um monte de sintoma também, não vou fazer a prova, tinha enviado atestado sexta mas eles negaram. Tentei esse telefone do edital e sequer chama. Atendimento? Só em dia útil. Riram da nossa cara, perdi essa oportunidade mas é a vida.
— nícolass (@llopessn) January 17, 2021
Em uma publicação, o Inep informou que participantes que tiveram sintomas ou diagnósticos de covid-19 na véspera ou no primeiro dia de provas do Enem 2020, neste domingo (17), poderão apresentar exames e laudos médicos que comprovem a condição. Os pedidos de reaplicação devem ser feitos por meio da “Página do Participante” entre 25 e 29 de janeiro. O mesmo vale para outras doenças infectocontagiosas.
Participantes que tiveram sintomas ou diagnóstico de COVID-19 na véspera ou no primeiro dia (17) de provas do Enem 2020 poderão apresentar exames e laudos médicos para fazer a reaplicação. Prazo para solicitação é entre 25 e 29 de janeiro. Saiba mais: https://t.co/T4V2ZyC9YS pic.twitter.com/uRhND10klI
— Inep (@inep_oficial) January 17, 2021
Em entrevista ao GUIA, Alexandre Lopes, presidente da instituição responsável pela prova, afirmou que, por meio do 0800 616161, os estudantes receberiam as devidas orientações do que poderia ser feito caso precisassem ir para o dia da reaplicação do Enem, em 23 e 24 de fevereiro.
O Inep foi procurado pela redação para se posicionar sobre a situação. Até o momento não obtivemos resposta.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.
Confira: Gabarito Enem 2020