A partir desta quinta (23), os cursos e instituições participantes do Sisu 2019/2 já estão disponíveis para consulta no site do programa. É possível pesquisar pelo nome do curso, da instituição ou pelos municípios. Ao todo, 72 instituições ofertarão vagas pelo sistema, quatro a mais do que a segunda edição do Sisu do ano passado.
As inscrições para o Sisu do segundo semestre vão do dia 4 a 7/6, e o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 10/6. Para se candidatar e concorrer às vagas, basta ter feito o Enem em 2018 e obtido nota maior que zero na redação. Na hora de se inscrever, o candidato precisará inserir seu número de inscrição no Enem 2018 e senha.
O candidato poderá escolher duas opções de curso em qualquer uma das instituições, e é possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições. Fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições.
Notas de corte
Durante os três dias, o Sisu calcula uma vez ao dia a estimativa de nota de corte para cada curso — que corresponde à menor nota entre os potencialmente selecionados. Essas notas são uma estimativa e variam ao longo dos dias conforme os estudantes se inscrevem ou mudam suas opções de curso.
Peso
Algumas instituições adotam ainda pesos diferenciados para cada área do Enem. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscrever para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.
Calendário
Inscrições: 4 a 7 de junho
Resultados: 10 de junho
Matrículas: 12 a 17 de junho
Lista de espera: De 11 a 17 de junho para manifestar interesse