Falha nos resultados do Encceja será resolvida até esta terça
Participantes de dez estados ainda não conseguiram visualizar a nota das provas objetivas
Na última segunda-feira (5), após a divulgação dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), referentes ao ensino médio, participantes de dez estados não conseguiram visualizar a nota das provas objetivas. São eles: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o problema aconteceu devido à falhas técnicas do sistema e será normalizado até a meia-noite desta terça-feira (6). No total, 156.505 pessoas foram afetadas.
Para acessar os resultados é preciso informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e ter senha cadastrada na inscrição. A divulgação dos resultados do Encceja Nacional – referentes ao ensino fundamental, assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e realizadas no exterior – permanece na data prevista: a partir de março.
O Encceja Nacional foi aplicado no dia 19 de novembro, em 564 municípios. Dos 1.575.561 inscritos, 81% buscavam a certificação do ensino médio. O exame é direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação no ensino fundamental ou no ensino médio.
Quem alcançou a nota mínima exigida nas quatro áreas de conhecimento e na redação deve providenciar sua certificação junto às secretarias estaduais de educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia selecionados no ato da inscrição. Cabe a essas instituições a definição dos procedimentos complementares, bem como dos prazos para emissão de certificado.
Já os participantes que obtiveram a nota mínima em apenas uma, duas ou três áreas de conhecimento devem solicitar a declaração parcial de proficiência junto à secretaria estadual ou instituto federal. Com isso, eles ficam liberados de realizar as provas dessas áreas de conhecimento em futuras edições do Encceja.