O primeiro simulado nacional do programa Hora do Enem, do Ministério da Educação (MEC), será aplicado, neste sábado (30), para cerca de 2,2 milhões de estudantes. O teste terá 80 questões, com a mesma metodologia do Enem. As inscrições podem ser feitas até o início da prova, através da plataforma Geekie Games.
>> Inscreva-se no simulado Hora do Enem
O estudante terá quatro horas para fazer a prova e o resultado será divulgado ao final do exame. O simulado poderá ser acessado online de 0h até 20h, possibilitando a participação dos estudantes sabatistas.
Para este primeiro teste, serão oferecidas 120 mil pontos de internet em todo o país para os estudantes que não têm acesso à internet em casa. São locais com acesso à internet em universidades e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O simulado online, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Nesses locais, o início do exame está previsto para as 8h até as 12h (horário de Brasília).
CALENDÁRIO DE APLICAÇÃO DOS SIMULADOS |
1º Simulado: 30 de abril 20 questões por área do conhecimento (80 no total) |
2º Simulado: 25 de junho 20 questões por área do conhecimento (80 no total) |
3º Simulado: 13 de agosto 45 questões por área do conhecimento (180 no total) |
4º Simulado: 8 e 9 de outubro 45 questões por área do conhecimento (180 no total) |
Plano de estudos
Na hora de se cadastrar, o estudante informa o que busca com o Enem. A plataforma disponibilizará, então, um plano de estudos para que possa alcançar o objetivo. O resultado do simulado do Enem mostrará como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende cursar.
A partir de segunda-feira (2), o MEC vai disponiblizar a plataforma chamada Mecflix, com 1,2 mil videoaulas para ajudar nos estudos.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem