No último final de semana antes do Enem 2015, imagens da prova circularam pelas redes sociais. A frase o “Enem vazou”, foi compartilhada por centenas de estudantes em todo o Brasil, preocupados com o possível vazamento e cancelamento do exame. Mas, prontamente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em sua página oficial no Twitter, que as imagens – fotos de supostas capas de dois modelos da avaliação e o tema da redação – que circularam nas redes eram falsas.
"Atenção participantes do #Enem2015! As provas que estão circulando são falsas", diz o comunicado do Inep, órgão responsável pela montagem e aplicação do exame. Em 2009, a prova do Enem foi cancelada pelo Ministério da Educação (MEC), após o vazamento confirmado de informações.
O Enem 2015 será realizado no próximo fim de semana. Nos dias 24 e 25 de outubro, mais de 7,7 milhões de estudantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e trinta minutos.
Considerado, sempre, o horário oficial de Brasília, a aplicação das provas começará às 13h30. Os candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação. Assim, quem mora em Manaus, por exemplo, terá de chegar ao local de prova até as 12h locais; em Rio Branco, às 11h.
Leia mais