MEC divulga calendário do Sisu 2018/2
Candidatos que fizeram o Enem 2017 e não zeraram na redação podem se candidatar às vagas
Nesta terça-feira (5), o Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União o Edital com o cronograma e as regras da segunda edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente pela internet, entre os dias 12 e 15 de junho. A previsão é de que o resultado, com a chamada regular de aprovados, seja publicado no dia 18 de junho no site do Sisu. Os convocados deverão comparecer para matrícula entre os dias 22 e 28 de junho, conforme os horários e locais de atendimentos especificados pelas instituições.
Os participantes que não forem convocados na chamada regular poderão manifestar interesse pela lista de espera entre os dias 22 e 27 de junho.
O MEC ainda não divulgou a quantidade de vagas que serão ofertadas nesta edição do programa.
Quem poderá concorrer?
Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não serão aceitas.
No período de inscrições, o estudante deverá acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.
Pesos e nota mínima
Durante o período de inscrição, o sistema calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante esses dias, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante lembrar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscrever para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.
Além disso, algumas instituições de ensino adotam uma nota mínima para a inscrição em determinado curso. Ao pleitear uma vaga, o aluno é informado se sua nota obtida é suficiente para concorrer àquele curso. Se não for, ele pode optar por outro curso ou outra instituição.
Confira outras informações e detalhes sobre o Sisu no Edital, neste link.