Se você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, neste final de semana (22 e 23 de outubro), com o intuito de conseguir uma vaga em uma universidade federal, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e está preocupado com a concorrência que vai enfrentar, atenção! Mais de 10%, dos 5,3 milhões, de candidatos que farão o exame não tem como principal objetivo conseguir entrar na faculdade.
– Dez locais de prova do Enem 2011 tiveram que ser alterados
– Confira dicas para estudar a uma semana do Enem 2011
– Aquecimento Enem 2011: resolvas as provas de 2010
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), cerca de 545 mil participantes declararam na ficha de inscrição que estão em busca do certificado de conclusão do Ensino Médio, que pode ser obtido sem que a etapa tenha sido concluída a partir do desempenho na prova.
Desde 2009, participantes maiores de 18 anos que por algum motivo não tenham concluído a educação básica na idade esperada podem conseguir o diploma de Ensino Médio por meio do Enem. O número de interessados cresce a cada ano: em 2009, 197 mil candidatos fizeram o Enem com o objetivo de obter a certificação. Em 2010, o número saltou para 539 mil. O documento é expedido pelas secretarias de educação e institutos federais.
O aluno pode pedir o certificado de conclusão por disciplina ou de toda a etapa. Para isso, precisa atingir notas mínimas que são estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2009, apenas 69 mil atingiram a nota exigida e conseguiram o certificado. Em 2010, 110 mil foram declarados aptos.
As provas do Enem serão aplicadas neste fim de semana em 40 mil locais de prova, às 13h (horário de Brasília). No sábado, as provas serão de ciências humanas e da natureza. Já no domingo, os candidatos responderão a questões de matemática e língua portuguesa, além da redação.
*Com informações a Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem