Enem: saiba o que pode zerar a nota da redação
Conheça alguns critérios que podem zerar a redação
A nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faz muita diferença na média final da prova. Por isso, é importante que o candidato se dedique ao texto, independentemente de qual curso queira fazer.
Estudantes que zeram na nota da redação ficam fora de processos seletivos, como Fies e ProUni. Em 2019, mais 143 mil redações corrigidas tiraram zero. O principal motivo foi que muitos entregaram a prova em branco, seguido de fuga ao tema proposto: Democratização do acesso ao cinema no Brasil.
Segundo a Cartilha de Redação do Enem 2019, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a redação receberá nota zero se apresentar um dos motivos a seguir:
- Fuga total ao tema;
- Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- Extensão de até 7 linhas;
- Cópia integral de texto(s) motivador(es) da Proposta de Redação e/ou de texto(s) motivador(es) apresentado(s) no Caderno de Questões;
- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto);
- Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
- Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
- Texto predominantemente em língua estrangeira;
- Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Além de divulgar a cartilha para os candidatos, pela primeira vez o Inep também liberou o acesso aos manuais de correção da redação que eram de uso exclusivo dos avaliadores. Com isso, é possível entender melhor quais são os critérios utilizados para corrigir o seu texto, assim você evita erros que podem zerar a redação.
A recomendação é que os avaliadores considerem os critérios mais próximos ao topo da lista. Isso significa que se o texto apresentar “Formas Elementares de Anulação” (FEA), como desenhos, sinais gráficos, números fora do corpo do texto, entre outros, ele corre o risco de ser anulado. O corretor nem precisa ler a redação feita pelo participante.
Por isso, é importante ficar atento a esses detalhes no momento de escrever a dissertação e evitar tirar zero. Para te ajudar nesta tarefa, o GUIA selecionou alguns exemplos disponibilizados pelo Inep sobre o que o Enem considerada como “Formas Elementares de Anulação”. Confira:
Marcações de qualquer natureza
Na hora de escrever o texto muitos estudantes fazem marcações na margem da folha de redação, esse erro apesar de parecer bobo se encaixa nos critérios de anulação.
Apenas é permitido marcações fora da margem numérica e espaço disponibilizado para escrita.
Desenhos
Outro erro bastante comum entre os candidatos é o uso de desenhos na redação. De acordo com o Inep toda composição representacional de seres, objetos, ícones (emojis/emoticons), entre outros, entram neste critério. Isso inclui também gráficos, tabelas e esquemas.
Título
No caso do título, não faça desenhos com formas para destacá-lo.
Os únicos destaques permitidos para evidenciar o título ou determinada palavra no texto deve ser realizados por meio de sublinhado/grifado, como o exemplo a seguir:
Sinais gráficos
Símbolos gráficos (?, !, @, #, entre outros) que não integram o corpo do texto e não desempenham nenhuma função também se enquadram nas “Formas Elementares de Anulação”. No exemplo abaixo, a finalidade do uso do asterisco não está evidente. Por isso a redação será zerada.
Redação nota 1.000
Para alcançar a nota máxima de mil pontos, cinco competências são analisadas pelos corretores. Cada uma vale até 200 pontos. Veja quais são:
- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
Boa sorte!
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