Os candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 precisam se cadastrar no portal gov.br, como anunciou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (4).
Os estudantes precisam desse cadastro para que possam acessar o espelho individual da redação, que será disponibilizado em 17 de março. Nele é possível ver a pontuação recebida pelo participante em cada uma das cinco competências avaliadas pelos corretores, no Sistema Enem. Além disso, será por meio do portal que os treineiros terão acesso ao desempenho individual, também no dia 17.
Segundo o Inep, o governo está unificando, gradativamente, todos os serviços digitais dos órgãos federais (incluindo o Inep/MEC) para facilitar as necessidades dos usuários do serviço público. Por esse motivo, é necessário que o candidato faça seu cadastro no gov.br.
Como se cadastrar no gov.br
Para se cadastrar no gov.br, basta acessar a Página do Participante no endereço enem.inep.gov.br. No canto superior esquerdo, o botão GOV.BR leva ao portal de serviços digital do governo.
No site, clique no botão “Acesso GOV.BR”, informe CPF, nome completo, e-mail e telefone, e registre login e senha para criar sua conta no portal. A partir desse momento, o participante fica com acesso liberado para os vários canais digitais do governo.