Quais são os documentos para o Sisu 2026?
Entenda em que etapa a comprovação é feita e o que as instituições podem pedir na matrícula
As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão chegando! O programa que oferta vagas em universidades públicas via Enem costuma gerar uma série dúvidas. Entre elas, a exigência de documentos para a inscrição. Afinal, é preciso enviar documentos logo no cadastro ou só depois do resultado? Quais documentos são exigidos?
De acordo com o edital do Sisu 2026, a resposta é simples: nenhum documento é exigido no momento da inscrição. Toda a comprovação documental acontece no processo de matrícula, com a própria universidade, após a seleção do estudante.
+ Como consultar as vagas do Sisu 2026?
Durante as inscrições, entre os dias 19 e 23 de janeiro, feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso, o candidato apenas informa dados pessoais, escolhe até duas opções de curso e preenche o cadastro socioeconômico quando opta por concorrer a vagas reservadas por lei. Nesse momento, o sistema funciona com base em declarações, e o estudante se responsabiliza legalmente pela veracidade das informações prestadas.
Os documentos entram em cena apenas depois da divulgação do resultado da chamada regular — marcada para o dia 29 de janeiro. O candidato selecionado deve realizar a matrícula ou o registro acadêmico diretamente na instituição de ensino, respeitando os prazos, locais e procedimentos definidos pela própria universidade ou instituto federal.
+ Saiba qual é o curso com mais vagas no Sisu 2026
Quais são os documentos para o Sisu?
Não há uma lista específica de documentos exigidos no processo — justamente porque essa definição cabe a cada instituição. O que edital estabelece é o que precisa ser comprovado nesse momento. Um dos pontos principais, por exemplo, é a conclusão do Ensino Médio, que deve ter ocorrido até o ano da edição do Enem utilizada para a seleção. Por isso, o certificado de conclusão do Ensino Médio é um documento sempre exigido.
Os documentos mais comumente solicitados na hora da matrícula são:
- RG ou Carteira Nacional de Habilitação e Carteira Profissional (CNH);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Certificado de conclusão do Ensino Médio ou histórico escolar;
- Título de eleitor (para os maiores de 18 anos);
- Comprovante eleitoral (para aqueles que já votaram);
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento ou nascimento;
- Documento que comprove estar em dia com os serviços militares (para estudantes homens);
- Fotos 3×4;
Além disso, candidatos que concorrem a vagas reservadas pela Lei de Cotas precisam apresentar documentos que comprovem os critérios declarados no cadastro socioeconômico, como renda familiar, tipo de escola em que cursaram o Ensino Médio ou outras condições previstas em lei. O edital também deixa claro que cabe exclusivamente à instituição analisar essa documentação e decidir sobre o cumprimento dos requisitos legais. Geralmente são exigidos:
- Comprovante de renda;
- Autodeclaração étnico-racial;
- Laudos médicos.
Se forem identificadas informações falsas ou documentação inadequada, mesmo após a matrícula, o estudante pode ter a vaga cancelada.
Calendário Sisu 2026
- Período de inscrições: 19 a 23 de janeiro
- Resultado da chamada regular dos aprovados: 29 de janeiro
- Chamada regular de matrícula: 2 de fevereiro
- Prazo para participar da lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
- Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: 11 de fevereiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com
professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
O que foi a Doutrina Monroe, mencionada por Trump após invasão à Venezuela
Como se escreve: holerite ou olerite?
Unicamp 2026: datas, provas, redação e o que estudar
Quanto custa estudar na Irlanda?





