Quantas linhas tem a redação do Enem? Veja essa e outras regras
É bom ter esse número em mente para organizar uma estrutura de texto compatível com o espaço disponível
O Enem 2024 está se aproximando e a redação é uma etapa do exame que costuma preocupar os candidatos tanto pelo peso da nota quanto por sua complexidade. Mas fique tranquilo: quanto mais você conhecer do estilo do texto, da estrutura da prova e dos critérios da banca, mais segurança vai sentir na hora de elaborar sua dissertação. Alguns detalhes simples também podem fazer toda diferença. Você sabe, por exemplo, quantas linhas tem a redação do Enem?
Afinal, dá para entregar um texto com 5 linhas ou usar o verso da folha para finalizar uma ideia? A resposta para ambas perguntas é não! Existe um limite que precisa ser respeitado: mínimo de 7 linhas e máximo de 30. Caso você escreva menos que o pedido pela banca, seu texto não será avaliado. Tudo que estiver fora do espaço delimitado também será desconsiderado.
+ Baixe a Cartilha de Redação do Enem 2024
Por isso, é importante organizar suas ideias em um rascunho, criar uma estrutura de texto que englobe os principais pontos da sua argumentação e ir controlando o espaço restante para a escrita. Treinar com provas antigas é outra estratégia importante para construir uma boa noção da quantidade de linhas disponíveis e lapidar sua escrita dentro desses limites.
+ Veja todos os temas de redação que já caíram no Enem
Outras regras sobre a redação do Enem
Como já mencionado, não se deve escrever fora da margem, pois o que estiver “para fora” será desconsiderado. E nada de fazer desenhos, usar símbolos, escrever palavras soltas ao redor da folha, mensagens para o corretor ou qualquer outro conteúdo que não tenha relação com o texto!
Lembrando também que, no Enem, também não é necessário colocar um título na sua dissertação – professores comentam neste outro texto se vale a pena arriscar ou não.
Além disso, rasurar não é um problema, mas em vez de rabiscar o equívoco, faça um traço simples em cima da palavra que já será o suficiente.
Outra questão que costuma gerar dúvidas é o uso da coletânea. Saiba que você deve explorá-la, mas com cautela. É possível, por exemplo, parafrasear um trecho para contextualizar uma ideia ou colocá-lo entre aspas para ajudar na sua argumentação. Porém, isso deve ser apenas uma ferramenta para embasar o texto. Usar trechos muito longos ou copiar palavras como se fossem suas não é algo visto com bons olhos pela banca e irá prejudicar a sua nota.
Evite também usar a primeira pessoa do singular para expressar suas ideias com frases como “minha opinião”ou “eu acho que”. O objetivo é deixar o texto o mais impessoal possível, fazendo uso da terceira pessoa do plural.
Outro erro comum é o uso de gírias ou abreviações do mundo digital, como “vc”, “tipo” ou “né”. Tome muito cuidado com a linguagem utilizada. Claro que não é necessário florear o seu texto com palavras “difíceis”, eruditas e que você não explora no seu cotidiano, mas é importante manter um equilíbrio e não se esquecer que é um texto formal.
+ Palavras difíceis garantem boa nota na redação do Enem?
Cronograma Enem 2024
Inscrições: 27 de maio a 14 de junhoPagamento taxa de inscrição: 27 de maio a 19 de junhoPedido de tratamento pelo nome social: 27 de maio a 14 de junhoSolicitação de atendimento especializado: 27 de maio a 14 de junhoResultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junhoRecurso do pedido de atendimento especializado: 17 a 21 de junhoResultado do recurso para atendimento especializado: 27 de junho- Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro