O Inep divulgou hoje que o prazo para pedir a reaplicação do Enem 2023 foi estendido devido ao feriado da Proclamação da República, esta semana. Agora, os alunos poderão solicitar a nova prova até a às 23h59 da próxima segunda-feira, 20 de novembro, por meio da Página do Participante.
O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 prevê que estudantes possam pedir para fazer a prova em outro dia, caso tenham sido impedidos de participar do exame na data original por problemas logísticos, por doenças infectocontagiosas ou caso tenham sido alocados para um local de prova que fique a mais de 30 km de suas residências.
+ Confira aqui o gabarito oficial do Enem 2023
Para conseguir a reaplicação, é essencial que os candidatos apresentem na Página do Participante documentos que comprovem sua ausência pelos motivos acima. O Inep avalia cada pedido caso a caso. Se o estudante se ausentou apenas em um dia da aplicação regular e compareceu ao outro, pode solicitar a reaplicação somente do dia que não fez a prova.
Em 2023, a reaplicação vai acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro.
De acordo com o Inep, “problemas logísticos” incluem comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação. Entre as doenças infecciosas que são aceitas estão a covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; meningites; varíola; Influenza; sarampo; rubéola e varicela. Em caso de doença, é preciso apresentar um documento que comprove que a pessoa estava infectada na data referida.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.