Resultados do Encceja devem ser liberados em março
Participante do Encceja que também fez o Enem 2017 não poderá usar as notas do Enem para conseguir uma vaga no Sisu e Prouni do 1º semestre
A divulgação dos resultados do Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 está prevista para março. A informação foi apurada pela redação do Guia do Estudante junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Assim que forem publicadas, as notas individuais poderão ser acessadas neste endereço: https://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante, mediante número do CPF e senha.
Participantes do Encceja que também fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 não poderão usar os resultados do Enem para conseguir uma vaga em programas, como Sisu e Prouni do 1º semestre, já que não receberão a certificação a tempo.
De acordo com o Inep, os participantes do Encceja 2017 que obtiverem a certificação do Ensino Médio poderão se inscrever no Sisu do 2º semestre de 2018.
Já quem deseja uma vaga no Sisu do 1º semestre de 2019 precisará realizar novamente o Enem neste ano. Em novembro do ano passado, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que os alunos que fizessem a prova do Encceja 2017 e obtivessem nota mínima terão gratuidade garantida na inscrição do Enem 2018.
Encceja
O exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria para a obtenção do diploma em duas modalidades: Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
A partir do ano passado, a Certificação de Conclusão do Ensino Médio voltou a ser realizado pelo Encceja, em parceria com estados e municípios. Até 2016, os estudantes com mais de 18 anos usavam o desempenho obtido no Enem para receber o diploma do Ensino Médio.
Provas
Dos 1.575.561 inscritos no Encceja, 481.887 (40,3%) compareceram às provas no período matutino, e 534.447 (43,1%) no período vespertino. Segundo o Inep, a abstenção, superior a 50%, é similar às edições de 2010, 2013 e 2014, quando o exame certificou apenas o Ensino Fundamental. Segundo o instituto, essa alta taxa pode estar relacionada ao fato de o Encceja ser tradicionalmente um exame gratuito.
O Encceja foi realizado em dois turnos, no dia 19 de novembro. Pela manhã, os portões abriram às 8h e fecharam às 8h45 e as provas foram realizadas das 9h às 13h. No turno vespertino, a abertura dos portões foi às 14h30, com fechamento às 15h15 e prova das 15h30 às 20h30.
As provas objetivas tiveram 30 questões de múltipla escolha cada, tanto para Ensino Fundamental quanto para Ensino Médio. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também fizeram uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.