Saiba como organizar o seu tempo na prova do Enem deste domingo
Pesquisadora da Unicamp dá dicas para os estudantes organizarem seu tempo durante o exame e mandarem bem na redação
Estamos às vésperas do Enem – a prova acontece neste domingo (5) e no próximo (12) – e agora é hora de pensar na sua estratégia de prova. Você já pensou em como planejar o seu tempo durante o exame? Pode parecer besteira, mas saber administrar bem essas horas é a chave para uma melhor execução do Enem.
“Especialmente no dia da prova de redação, é importantíssimo saber administrar o tempo gasto em cada parte da prova. Não adianta passar metade do período fazendo um ótimo texto e não conseguir fazer as 90 questões. Da mesma forma, não é interessante fazer um texto ruim correndo para ter mais tempo para as 90 questões”, explica Carolina Assis Dias Vianna, assessora pedagógica da Saraiva e doutoranda em Linguística Aplicada pela Unicamp.
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Para a especialista, que tem vasta experiência na correção de redações do Enem e de vestibulares, o ideal é que o estudante reserve em torno de 1h10 para produzir seu texto. Para isso, ela sugere que a organização do tempo na avaliação se dê da seguinte forma:
13h30 a 14h10: Leia com atenção a proposta e os textos auxiliares e prepare o seu projeto de texto, deixando sua primeira versão pronta na folha de rascunho.
14h10 a 17h50: Vá para as questões objetivas. Tente resolver aproximadamente 25 questões por hora, gastando cerca de 2 minutos em cada uma. Aquelas cuja resposta você não sabe devem ser puladas nesse primeiro momento. Mas atenção para o alerta: não pule mais de 9 questões!
17h50 a 18h20: Volte ao seu texto para passá-lo a limpo. Certamente, você perceberá problemas que não tinha visto enquanto fazia o rascunho e já conseguirá resolvê-los nessa revisão. Além disso, tudo o que você leu na prova inconscientemente permitirá que se afaste do texto e reavalie suas ideias de forma mais crítica. Porém, não esqueça: você tem apenas meia hora, então não poderá mudar tudo e escrever outro texto, trata-se apenas de uma breve leitura crítica e revisão.
18h20 a 18h40: Passe para o cartão de respostas as questões que já respondeu.
18h40 a 19h00: Volte para as questões que deixou em branco e, à medida que as for resolvendo, passe as respostas para o cartão. Fique atento à quantidade que falta e quanto tempo você poderá gastar em média para resolver cada uma delas.
“É importante que o estudante faça esse teste de tempo antes do dia da avaliação. Se não teve oportunidade em algum simulado da escola, pode fazer em casa: imprima uma prova de anos anteriores e coloque o cronômetro em ação. Faça isso quantas vezes for possível! Esse treino deixará o rendimento e a administração do tempo cada vez melhores e trará mais segurança e confiança para o dia da prova”, recomenda Carolina Assis Dias Vianna.
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ANTES DA PROVA
– Leia muito, todos os textos que tiver oportunidade. Jornais, revistas, blogs, comentários em redes sociais, e sempre analise as opiniões das pessoas e o que você pensa sobre tais ideias: Concorda? Discorda? Por quê? Algum desses textos consegue convencer você em relação ao que pensava antes de lê-lo? Quais argumentos ele utiliza e por que são (ou não são) convincentes?
– Atente especialmente para os artigos de opinião veiculados em jornais e revistas. Esse é um dos formatos mais próximos do que se espera de uma dissertação como a do Enem, e é algo próximo disso que deve ser produzido.
NA HORA DA PROVA
– Seja sincero: o que você de fato pensa sobre o assunto proposto na prova de redação? Não tente adivinhar o que os corretores gostariam de ler. Eles não querem nada além de um texto que respeite os direitos humanos, no tema solicitado, fluente, sem ideias truncadas, cuja leitura corra como se estivessem lendo um texto em um bom veículo de comunicação;
– Dê continuidade às ideias do seu texto: é muito comum, nesse tipo de redação, cometer o equívoco de fazer um segundo parágrafo que parece um outro começo. Tente retomar o que você trouxe inicialmente para desenvolver e aprofundar mais a ideia. O mesmo vale para os parágrafos subsequentes;
– Uma particularidade da prova do Enem é pedir uma proposta de intervenção. Ao elaborar a sua, procure ser pontual e objetivo; evite ideias genéricas. Para avaliá-la, pense: essa proposta serve para resolver qualquer problema? Se servir, refaça-a, procurando ser mais específico.