Sisu 2018: Inscrição começa nesta terça (23); saiba como funciona
Haverá uma única chamada de aprovados, no dia 29 de janeiro
Falta pouco! As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2018 começam amanhã (23) e vão até sexta-feira (26). O Sisu é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para instituições públicas (federais e estaduais) de ensino superior usando a nota do Enem.
Como participar do Sisu?
Para participar da seleção, os interessados devem acessar o site do programa dentro do prazo estipulado e escolher até duas opções de curso. Para fazer o login no sistema pede-se o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site. Todo o processo é gratuito.
Durante o período, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida apenas a última inscrição realizada.
No final do prazo de inscrição, o Sisu selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem.
Estão disponíveis 239.601 vagas em 130 instituições. Haverá uma única chamada de aprovados, no dia 29 de janeiro. Caso o candidato não seja selecionado, ou tenha sido chamado apenas para a segunda opção de curso, ainda poderá se inscrever na lista de espera, entre 29 de janeiro e 7 de fevereiro.
Quem pode participar?
Para se inscrever, é obrigatório ter feito o Enem 2017, com nota na redação diferente de zero. Não podem participar treineiros (participantes do Enem menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova). A nota do Enem 2017 é a única fase do processo seletivo de todas as universidades participantes. Não haverá nenhuma prova extra.
Qual a nota mínima para conseguir uma vaga?
Algumas instituições adotam uma nota mínima para a inscrição em determinado curso. Ao pleitear uma vaga, o aluno é informado se sua nota obtida é suficiente para concorrer. Certas instituições também adotam pesos diferenciados para as provas do Enem, valorizando mais certas áreas do conhecimento. Essas informações estarão disponíveis no momento da inscrição e o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.
Além disso, a nota de corte para cada curso é calculada uma vez por dia, sempre de madrugada, durante o período de inscrição. O cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos inscritos. As notas de corte serão disponibilizadas nas manhãs dos dias 24, 25 e 26. Assim, o candidato pode acompanhar se sua pontuação é ou não suficiente para ingressar no curso pretendido. Se não for, poderá mudar sua escolha até o encerramento das inscrições.
Calendário Sisu 1º/2018 | |
23/1 a 26/1 |
Período de inscrições |
29/1 | Resultado da 1ª chamada |
29/1 a 7/2 |
Prazo para participar da lista de espera |
A partir de 9/2 |
Convocação da lista de espera |
Veja uma seleção de matérias com informações sobre o Sisu:
Consulte as vagas do Sisu 2018
Dicas para escolher seu curso no Sisu
Conheça os cursos 5 estrelas do Sisu 2018
Mais sobre como funciona o Sisu