As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão chegando: entre os dias 23 e 26 de janeiro, estudantes de todo o país poderão se candidatar a uma vaga em universidades federais e estaduais através do sistema. Mas, mesmo depois de entender como a nota do Enem é calculada, ainda fica a dúvida: será que a minha nota vai me classificar para uma vaga no curso que eu quero, por meio do Sisu?
Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois a nota de corte de cada curso, no período das inscrições, varia a cada dia, de acordo com o número de vagas oferecidas e com as notas dos candidatos que estão pleiteando a vaga. Mas saber a nota de corte final do ano anterior certamente ajuda.
Em 2016, o GUIA DO ESTUDANTE fez parceria com a consultoria de educação Evolucional, que, por meio de seus algoritmos, buscou acesso às notas de corte do Sisu no último dia de inscrições. Veja os cursos com maiores e menores notas das 15 carreiras com mais acessos no site.
Atenção: As notas abaixo referem-se à primeira edição do Sisu 2016.
LEGENDA: Os tipos de cota mencionados na tabela
A. Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas.
B. Candidatos que cursaram o ensino médio integralmente na rede pública, com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo.
C. Pretos, pardos ou indígenas que cursaram o ensino médio integralmente na rede pública, com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo.
D. Pretos pardos ou indígenas que cursaram o ensino médio integralmente na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.
E. Candidatos economicamente hipossuficientes.
Fonte: GUIA DO ESTUDANTE Enem 2016