No final da noite da última quarta-feira (22), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, informou que mais de 2,5 milhões de inscrições já foram realizadas até o momento. Ele também destacou o número de inscritos, que chegou a 1,3 milhão de estudantes.
Após os relatos de candidatos sobre erros no site durante o primeiro dia de inscrição, o ministro afirmou em vídeo publicado em rede social que “o sistema está rodando normalmente. Não teve interrupção. […] Está tudo funcionando”.
Ele explicou que todas as noites, entre meia-noite e 1h, o Sisu é interrompido para que seja realizada a classificação de todas as inscrições. “É normal e precisa ser feito para ranquear as inscrições. Com isso, os estudantes podem saber as chances de entrar em uma vaga ou em outra”, esclarece Weintraub.
A data final de inscrições seria sexta-feira (24), mas por causa das inconsistências na correção das provas do Enem, o Ministério da Educação (MEC) decidiu dar mais tempo para os estudantes, para evitar prejuízos. Assim, o período para inscrições fica aberto até as 23h59 de domingo (26). Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro.
Confira o cronograma completo do Sisu 2020
Lembrando: a inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet. O sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.