Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tema da redação do Enem 2023: o trabalho invisível das mulheres no Brasil

Frase-tema pediu que os estudantes debatessem "o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher"

Por Karin Hueck
Atualizado em 5 nov 2023, 15h15 - Publicado em 5 nov 2023, 14h24

Está resolvido o grande mistério da prova deste ano: foi divulgado o tema da redação do Enem 2023. O Ministério da Educação, juntamente com o Inep, acabou de postar no Instagram o assunto sobre o qual os alunos estão, neste momento, escrevendo um texto no modelo dissertativo-argumentativo. A frase-tema do primeiro dia de Enem 2023 é “desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

View this post on Instagram

A post shared by Inep (@inep_oficial)

+ CONFIRA AQUI A PARTIR DAS 18H30 O GABARITO EXTRAOFICIAL DO PRIMEIRO DIA DO ENEM 2023 

Tema da redação do Enem 2023 é atual

O assunto esteve em alta nos últimos dias, graças a uma pesquisa divulgada no jornal Folha de São Paulo, que concluiu que as mulheres brasileiras estão sobrecarregadas, ansiosas, estressadas e insatisfeitas. De acordo com o estudo, 86% delas consideram ter muita carga de responsabilidade e 57% dizem ser responsáveis pelo trabalho de cuidado de alguém, seja filhos pequenos, pais idosos ou outros familiares.

De fato, a diferença entre homens e mulheres nos trabalhos domésticos é gritante no país. Em 2022, mulheres dedicaram 9,6 horas por semana a mais do que os homens a esse tipo de afazeres. O trabalho de cuidado costuma ser invisibilizado por ser mal remunerado ou não-remunerado, quando comparado aos serviços prestados dentro do mercado de trabalho, como em empresas.

“Esse é um tema extremamente relevante que vai tocar nas dores de muitas mulheres”, avaliou Danieli Ferreira, professora de Redação do Curso e Colégio Oficina do Estudante. “Estamos falando do trabalho de casa, das questões cotidianas, dos afazeres domésticos, mas também do cuidado não só dos próprios filhos, mas de pessoas enfermas, idosas. Esse não é um trabalho reconhecido, e muitas vezes de extrema dificuldade. Eis é um tema muito pertinente, muito bem escolhido pelo INEP.”

Continua após a publicidade

Daniela Toffoli, coordenadora de linguagens do Curso Anglo, concorda. “Esse tema segue a linha de edições anteriores: é atual, mas não foi foco da mídia, nem alvo de polêmicas ao longo do ano. É um assunto de extrema relevância, que permite a utilização de muitos subsídios pelos alunos, de crítica social e embasamento histórico.”

“Quando o tema da redação do Enem não foi amplamente discutido no ano, podemos olhar pelo lado da falta de informação, da falta de conhecimento e da falta de debate. A continuidade dessa invisibilidade do trabalho da mulher se dá justamente pela falta de debate sobre o assunto, da falta de esclarecimento – da sociedade discutir, da mídia discutir, do Estado ter mais políticas para pensar essa situação”, aponta Gabrielle Cavalin, Coordenadora Geral de redação do Poliedro.

Como funciona a redação do Enem

O Inep não fugiu à regra, e novamente cobrou um tema que debate um dilema da sociedade brasileira. E 2022, por exemplo, a prova pediu que os estudantes discorressem sobre “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Na prova, além de elaborar sobre o assunto, os candidatos também devem apontar caminhos para a resolução do problema.

Continua após a publicidade

+ Enem: todos os temas de redação que já caíram na prova

+ Tema da redação do Enem: quais foram os assuntos mais cobrados em 20 anos?

 O formato tradicional da redação do Enem é velha conhecida dos estudantes: um parágrafo introdutório, seguido de dois parágrafos de desenvolvimento e, por fim, um de conclusão. Os textos são avaliados segundo os cinco critérios avaliativos definidos pelo Inep: 1. domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, 2. compreensão da proposta de redação, 3. argumentação, 4. adequação ao modelo dissertativo-argumentativo e 5. proposta de intervenção.

Em 2023, 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em todos os estados brasileiros. A prova, que dá acesso a instituições públicas do Ensino Superior, acontece hoje (5 de novembro) e no próximo domingo (12). O exame se encerra hoje às 19h, horário de Brasília. O GUIA DO ESTUDANTE disponibilizará o gabarito extraoficial do primeiro dia de provas a partir das 18h30.

Continua após a publicidade

 

Acesse o Canal de WhatsApp do GUIA DO ESTUDANTE

Compartilhe essa matéria via:

 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade

Publicidade
Tema da redação do Enem 2023: o trabalho invisível das mulheres no Brasil
Enem
Tema da redação do Enem 2023: o trabalho invisível das mulheres no Brasil
Frase-tema pediu que os estudantes debatessem "o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher"

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.