Testamos o aplicativo do Enem 2019
Não é tão versátil quanto o Inep pinta, mas pode ser útil para ter todas as informações na mão
Desde que foi lançado em 2016, o aplicativo do Enem feito pelo Inep já foi baixado por mais 2,5 milhões de pessoas. É bastante gente, mas não tanto assim se considerarmos que só esta edição teve mais de 6 milhões de inscritos.
É um aplicativo para se organizar? Para estudar? Serve só para o fim de semana da prova? Baixamos e avaliamos o app para ver se vale a pena.
Para que serve?
Embora o Inep anuncie que o app do Enem também é uma ferramenta para estudar, por conta da plataforma do MEC Hora do Enem, você não consegue acessá-la por meio do próprio aplicativo. Há apenas algumas informações sobre os simulados, planos de estudos e videoaulas que o Hora do Enem oferece, mas que precisam ser acessadas pela navegação comum.
Ou seja, o aplicativo do Enem é basicamente um serviço para consulta de informações sobre a prova (como calendário, horários de início e término e notícias do exame) e para consulta das informações pessoais de cada candidato, que pode logar com seu CPF e senha para verificar o cartão de confirmação.
Ele é útil apenas antes da prova?
Não. Depois que as provas passarem você ainda poderá acessar pelo aplicativo o gabarito e seus resultados, assim que eles forem divulgados. Além disso, os dados de todas as edições do Enem que você já fez também ficam armazenados por lá, o que permite que você compare seus resultados com mais facilidade.
Veredicto
Embora a interface do aplicativo Enem não seja das mais modernas e bonitinhas, o aplicativo é bem funcional para quem gosta de ter todas as informações à mão e com facilidade. Além disso, talvez você evite a navegação travada do site quando os resultados finalmente forem liberados. Ou seja, vale a pena baixar para ter acesso às informações básicas, mas nada muito além.