Último dia para pagar a taxa de inscrição do Enem 2019
Boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios
Acaba nesta quinta (23) o prazo para realizar o pagamento da taxa de inscrição no Enem 2019. Até a última segunda (20), mais de 75% dos inscritos ainda não tinham efetuado o pagamento, segundo nota divulgada pelo Inep. O valor da taxa subiu para R$ 85 esse ano, R$ 3 mais cara que a do ano passado.
Só terão suas inscrições confirmadas os candidatos que realizarem o pagamento até o prazo. Para isso, basta comparecer com o boleto impresso em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios até esta quinta-feira (23). Quem solicitou a isenção e foi contemplado já está confirmado no exame.
As inscrições para o Enem estiveram abertas entre os dias 6 e 17/5 e, ao todo, 6.384.957 pessoas de todo o Brasil se inscreveram — o menor número desde 2011. Em 2014, o exame chegou a contar com 9,4 milhões de inscritos.
Provas
Assim como no ano anterior, a prova ocorrerá em dois domingos. No primeiro, 3/11, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Neste dia, os portões serão fechados às 13h e a prova vai até as 19h.
No segundo dia, 10/11, os candidatos responderão as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Na entrada, os portões fecham no mesmo horário, mas a prova vai até as 18h30.
Enem
Desde que foi criado pelo MEC em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio, o Enem é usado como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras. A partir das alterações implementadas em 2009, o Enem passou a substituir o vestibular das universidades federais e de outras instituições de ensino públicas e particulares, além de escolas de ensino técnico.
Alguns programas em que as notas do Enem podem ser usadas para conseguir uma vaga na universidade são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Para quem quer receber um empréstimo, o programa parceiro é o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).
Outras informações podem ser encontradas no edital do Enem 2019.