A partir de agora, quem fez o Enem 2019 pode aplacar ao menos um pouco da ansiedade que envolve o “pós-prova”: o Inep acaba de divulgar o gabarito oficial do exame. Os candidatos podem consultar o gabarito dos dois dias, bem como os cadernos de questões, no site do Enem, do próprio Inep ou pelo aplicativo do exame, disponível para Android ou iOS.
Nos mesmos dias do exame, o GUIA publicou o gabarito enem e também os links para a correção de cada uma das das provas, realizada pelos professores do Curso Anglo e da Oficina do Estudante.
Enem 2019
Menor índice de abstenção da história, dois vazamentos, uma redação que deixou bastante gente surpresa e prova de exatas exigente e cansativa. Pois é, o Enem 2019 não foi moleza. No dia 3/11, 3.920.638 pessoas responderam às 45 questões de Linguagens, 45 de Ciências Humanas e elaboraram uma redação com o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Já no segundo dia, alguns abandonaram o barco e 3.709.809 fizeram as 45 questões de Matemática e as 45 de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).
O GUIA conversou com professores de cursinho e publicou a análise feita por eles do primeiro e do segundo dia da prova. Além disso, você também pode conferir a correção das cinco questões mais difíceis de cada uma das áreas do conhecimento do Enem.
Próximas datas
Como no Enem número de acertos não corresponde diretamente à nota, os candidatos só poderão ter certeza do seu desempenho em janeiro, quando o Inep divulgar a pontuação e o desempenho individual de cada candidato nas provas, assim como a nota da redação. O Inep ainda não estabeleceu uma data fixa para a publicação destas informações.
Para os treineiros, o resultado só sai mais tarde, em março, junto com a vista pedagógica das redações.