Estante do GUIA
Sugestões para uma leitura com mais diversidade
A Gorda | clique aqui para comprar
Autor: Isabela Figueiredo
Editora: Todavia
Após sentir na pele a gordofobia e todos seus males, criou uma poderosa sátira a respeito de autoimagem e preconceito. Maria Luísa, a protagonista do romance, vê sua vida e a relação com o mundo prejudicada por causa do excesso de peso, característica física que tanto a incomoda e a faz ser motivo de piadas e insultos.
A terra dos mil povos: História indígena do Brasil contada por um índio | clique aqui para comprar
Autor: Kaká Werá Jecupé
Editora: Peirópolis
O escritor e índio tapuia conta sobre a cultura do seu povo e a influência na história do país. Ele traz à luz em episódios e estatísticas muitas vezes ignorados, como massacres e migrações forçadas de índios. Além de falar sobre personalidades indígenas importantes e leis e projetos de interesse da população nativa do Brasil.
Diário de Bitita | clique aqui para comprar
Autor: Carolina Maria de Jesus
Editora: SESI-SP
A obra retrata a luta cotidiana de uma família negra, nas primeiras décadas do século passado. Narrada do ponto de vista de uma garota, fala sobre a necessidade de encontrar um trabalho, durante a infância, para conseguir sobreviver. A história mostra as injustiças sociais e o preconceito que persistem no Brasil.
O cérebro autista: Pensando através do espectro | clique aqui para comprar
Autor: Temple Grandin
Editora: Record
A autora é Ph.D. em zootecnia, professora de ciência animal na Colorado State University e autista. No livro, além de mostrar as descobertas e os avanços científicos sobre sua condição, Grandin conta sua própria experiência com transtorno do espectro autista. Ela toca em pontos importantes de inclusão, como a educação de crianças autistas, que não deve centrar-se apenas em suas fraquezas, mas em suas potencialidades.
O Sertanejo | clique aqui para comprar
Autor: José de Alencar
Editora: Martin Claret
O autor cearense conta a história do vaqueiro Arnaldo Loureiro, personagem que luta pelos seus ideais e pelo amor de Dona Flor. Ao longo do romance, Alencar descreve a paisagem do sertão nordestino na região de Quixeramobim (CE).
Viagem Solitária | clique aqui para comprar
Autor: João W. Nery
Editora: LeYa
Ativista pelos direitos LGBT, o escritor (1950-2018) foi o primeiro trans-homem a realizar uma cirurgia de redesignação sexual no Brasil em 1977. Na obra, ele conta sua história de luta por, como descreve, ter nascido homem preso a um corpo de mulher. Para assumir sua identidade masculina, João adotou uma identidade falsa e, por isso, precisou renunciar à carreira de psicólogo e professor universitário. Apesar de tanta incompreensão, tornou-se, com muita coragem, um dos maiores símbolos da luta contra a transfobia no Brasil.
Livros para refletir sobre o racismo no Brasil e nos Estados Unidos
Olhos d’água | clique aqui para comprar
Autor: Conceição Evaristo
Editora: Pallas
Por meio de contos, a autora traz para a discussão a pobreza e a violência urbana que acometem a população afro-brasileira. As mulheres negras, mães, avós e filhas, são apresentadas na obra, com todas suas experiências, vulnerabilidades, dilemas existenciais e amores. O livro ganhou o prêmio Jabuti em 2017 na categoria Contos.
O Sol é Para Todos clique aqui para comprar
Autor: Harper Lee
Editora: José Olympio
Considerado um clássico da literatura mundial, a obra de 1960 denuncia o racismo e a injustiça por meio da história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930. O livro ganhador do Pulitzer é narrado por Scout, filha do advogado, e traz uma história atemporal sobre tolerância e conceito de justiça.
O Genocídio do Negro Brasileiro: Processo de um Racismo Mascarado | clique aqui para comprar
Autor: Abdias Nascimento
Editora: Perspectiva
O escritor e ativista Abdias Nascimento foi contra a visão que o Brasil seria uma democracia racial e mostrou a realidade da população negra do país, incluindo a violência e os abusos. Ele também apresentou o histórico da escravidão dos descendentes de africanos no Brasil. A pesquisa que antecedeu o livro foi banida do Festival Mundial de Arte e Cultura Negras, na Nigéria, em 1977. O questionamento de Abdias sobre a “harmoniosa convivência racial no Brasil” foi substituído, no evento, pela palestra do professor Fernando A. A. Mourão, que defendeu que o Brasil havia acabado com o racismo.
A nova segregação: racismo e encarceramento em massa | clique aqui para comprar
Autor: Michelle Alexander
Editora: Boitempo
A autora analisa o sistema prisional dos Estados Unidos e expõe em sua obra como opera o racismo estrutural e institucionalizado nas sociedades ocidentais contemporâneas. A sinopse da editora Boitempo fala da repercussão deste trabalho: “O livro desafiou a noção de que o governo Obama assinalava o advento de uma nova era pós-racial e teve um efeito explosivo na imprensa e no debate público estadunidense, acumulando prêmios e inspirando toda uma geração de movimentos sociais antirracistas”.
Quem Tem Medo do Feminismo Negro? | clique aqui para comprar
Autor: Djamila Ribeiro
Editora: Companhia das Letras
A obra reúne um longo ensaio autobiográfico inédito e uma seleção de artigos publicados por Djamila Ribeiro no blog da revista Carta Capital, entre 2014 e 2017. Por meio de suas lembranças, fala sobre o “silenciamento”, processo de apagamento da personalidade que é resultado da discriminação. Usando situações do cotidiano, como ataques a a celebridades negras, o livro destrincha conceitos como interseccionalidade.
Entre o Mundo e Eu | clique aqui para comprar
Autor: Ta-Nehisi Coates
Editora: Objetiva
O jornalista americano Ta-Nehisi Coates articula grandes questões da história com as preocupações mais íntimas de um pai por um filho. Ele compartilha com o filho e os leitores o seu despertar para a verdade em relação a seu lugar no mundo e uma série de questionamentos sobre o que é ser negro na América.
Um Defeito de Cor| clique aqui para comprar
Autor: Ana Maria Gonçalves
Editora: Record
Por meio da personagem Kehinde, uma mulher africana, idosa, cega e à beira da morte que viaja para o Brasil em busca de seu filho perdido há anos, a obra retrata a formação do povo brasileiro. Os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens. É uma recriação ficcional da história de Luísa Mahin, mãe do poeta Luís Gama, que articulou e participou da Revolta dos Malês (1835), na Bahia.
A Resposta| clique aqui para comprar
Autor: Kathryn Stockett
Editora: Bertrand Brasil
A história do livro se passa nos anos 1960 e é contada por três mulheres: a jornalista Skeeter, Aibileen, empregada doméstica que criou 17 crianças brancas, e Minny, que, por não levar desaforo para casa, já esteve por diversas vezes desempregada após bater boca com suas patroas. Elas denunciam a discriminação racial e as injustiças. O filme baseado no livro ganhou no Brasil o título Histórias Cruzadas.