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Triângulos – Geometria Básica

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Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 fev 2012, 12h24 • Atualizado em 16 Maio 2017, 13h49
  • Classificação quanto aos ângulos
    Retângulo possui 1 ângulo interno reto (= 90º).
    Acutângulo possui os ângulos internos agudos (< 90º).
    Obtusângulo possui 1 ângulo interno obtuso (> 90º).

    Classificação quanto aos lados
    Eqüilátero possui 3 lados congruentes.
    Isósceles possui 2 lados congruentes.
    Escaleno possui 3 lados diferentes.

     

    Condição de Existência de Triângulos 

    Em qualquer triângulo, qualquer lado (a, b ou c) é menor que a soma dos outros dois e maior que o módulo da diferença, ou seja:

    |b – c| < a < b + c
    |a – c| < b < a + c
    |a – b| < c < a + b

     

    (UERJ) Dispondo de canudos de refrigerantes, Tiago deseja construir pirâmides. Para as arestas laterais, usará sempre canudos com 8cm, 10cm e 12cm de comprimento. A base de cada pirâmide será formada por 3 canudos que têm a mesma medida, expressa por um número inteiro, diferente das anteriores.

    Veja o modelo abaixo:

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    Triângulos – Geometria Básica

     

    A quantidade de pirâmides de bases diferentes que Tiago poderá construir é:

    a) 10
    b) 9
    c) 8
    d) 7

    Solução: A base x da pirâmide deve estar entre os seguintes valores, de acordo com a desigualdade triangular: 

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    12 – 8 < x < 12 + 8 → 4 < x < 20
    10 – 8 < x < 10 + 8 → 2 < x < 18
    12 – 10 < x < 12 + 10 → 2 < x < 22

    As 3 sentenças têm em comum 4 < x < 18; de 5 a 17 são (17 – 5) + 1 = 13 valores inteiros; retirando os valo-res 8, 10 e 12 teremos 13 – 3 = 10 valores.
    Letra a)

    Dica: Oposto ao maior lado do triângulo sempre estará o maior ângulo e vice-versa.

     

    (UFMG) Observe a figura:
    Com bases nos dados dessa figura, pode-se afirmar que o maior segmento é:

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    Triângulos – Geometria Básica 

    a) AB
    b) AE
    c) EC
    d) BC
    e) ED

     
    Solução: AC = AE são os maiores lados do ACE; como AC está de frente para o ângulo de 55º do ABC, e 65º é ângulo oposto do lado AB, temos que o maior lado (dos 2 triângulos) é AB.
    Letra a)  

     

    Lei Angular de Tales
    A soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer é igual a 180º.

    Triângulos – Geometria Básica

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    Dica: O ângulo externo de qualquer triângulo é igual a soma dos 2 ângulos internos não adjacentes a ele.

    Triângulos – Geometria Básica

    Triângulos – Geometria Básica

     

    (FUVEST) Na figura, AB = BD = CD. Então:

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    a) y = 3x b) y = 2x
    c) x + y = 180º
    d) x = y e) 3x = 2y

    Solução: Pela figura abaixo vemos: 

    Triângulos – Geometria Básica

    AB = BD → ABD é isósceles; B = 2x, pois é ângulo externo do ABD; C = 2x, pois como BD = CD o triân-gulo CBD é isósceles. 

    Olhando para o ângulo raso D, temos que: 
    x + 180º – 4x + y = 180º y = 3x 
    Letra a) 

     

     

    Principais Cevianas de um Triângulo
    Altura: Segmento que une um vértice com um ponto suporte do lado oposto, sendo este segmento perpen-dicular ao suporte. ORTOCENTRO (ponto H) é o ponto de encontro das alturas.

    Triângulos – Geometria Básica

     

    Mediana: Segmento que une o vértice ao ponto médio do lado oposto. BARICENTRO (ponto G) é o ponto de encontro das medianas.

    Triângulos – Geometria Básica

     

    Bissetriz Interna: Segmento que tem o vértice a um ponto do lado oposto, dividindo o ângulo interno em duas partes congruentes. INCENTRO (ponto I) é o ponto de encontro das bissetrizes internas e o centro do círculo inscrito no triângulo.

    Triângulos – Geometria Básica

     

    Cuidado! MEDIATRIZ (não é uma ceviana!).é uma reta que divide o segmento em duas partes congruentes, sendo perpendiculares ao segmento
    CIRCUNCENTRO (ponto C) é o ponto de encontro das mediatrizes dos lados do triângulo, e este é o centro do circulo circunscrito ao triângulo (importante: é um ponto eqüidistante dos 3 vértices!).

    Triângulos – Geometria Básica

     

     

     

     

     

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