Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

Realismo português – contexto histórico, poesia, prosa e autores

Veja resumo, dicas e questão comentada

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h32 - Publicado em 23 set 2010, 16h48

Preocupando-se com a verdade dos fatos e a realidade concreta, o Realismo surge como reação ao idealismo e ao subjetivismo românticos. Inicia-se na França, em 1857, com o romance Madame Bovary, de Gustav Flaubert.

Em Portugal, o Realismo começa com a polêmica entre seus partidários e seguidores do Romantismo – a chamada Questão Coimbrã. A discussão envolve António Feliciano de Castilho – que escreve posfácio para o livro Poema da Mocidade, de Pinheiro Chagas – e Antero de Quental – que critica Castilho e defende o ideário realista no opúsculo Bom senso e bom gosto.

Poesia
Antero de Quental: adotando uma postura oposta ao lirismo ultra-romântico, defende a missão social da poesia e apresenta em sua obra uma busca filosófica da verdade através da própria experiência.

Cesário Verde: também se afasta do lirismo tradicional português, sobretudo pelo tratamento que dá a temas como cidade, amor e mulher. Buscando espontaneidade, usa estilo que valoriza a linguagem concreta e o tom coloquial. “Poeta dos sentidos”, constrói imagens com muitas cores, formas e sons. Essa visão plástica do mundo antecipa a postura assumida por Fernando Pessoa na pele de seu Heterônimo Alberto Caeiro.

Prosa
Eça de Queirós: admirador de Gustav Flaubert, Émile Zola e Honoré de Balzac, produz romances marcados pelo uso do determinismo e do impressionismo para construir críticas (à burguesia e ao clero, por exemplo). Dono de um estilo direto e contundente, é hábil na descrição de locais e comportamentos. O pessimismo, o humor e a ironia com que constrói personagens são tipicamente realistas.

Continua após a publicidade

Com o que ficar atento?
Orientado para a análise psicológica da sociedade, o romance realista tem como tema a riqueza e a miséria resultantes do crescimento desordenado dos grandes centros urbanos. Por isso, seus heróis são indivíduos em conflito com o meio em que estão.

Como pode cair no vestibular?
As transformações sociais ocorridas a partir da segunda metade do século 19 ocasionaram o aparecimento de novas maneiras de pensar e explicar o mundo capitalista. Por isso, as diversas doutrinas surgidas nessa época são tema frequente das questões sobre o Realismo. As provas também costumam perguntar sobre o interesse realista pelo funcionamento e organização da sociedade, o racionalismo, a objetividade e a dinâmica social retratada pelos artistas do período.

Como já caiu no vestibular?
(Fuvest-SP) Ao criticar O Primo Basílio, Machado de Assis afirmou: “(…) a Luísa é um caráter negativo, e no meio da ação ideada pelo autor, é antes um títere que uma pessoa moral.”
Títere é um boneco mecânico, acionado por cordéis controlados por um manipulador. Nesse sentido, as personagens que, principalmente, manipulam Luísa, determinando-lhe o modo de agir, são:

Continua após a publicidade

a) Basílio e Juliana.
b) Jorge e Justina.
c) Jorge, Conselheiro Acácio e Juliana.
d) Basílio, Leopoldina e Conselheiro Acácio.
e) Jorge e Leopoldina.

Gabarito

Resposta correta: A
Comentário: Em sua crítica ao romance de Eça de Queirós, Machado condena uma das principais características da prosa de viés naturalista de Portugal: o determinismo biológico e social.

SAIBA MAIS

Conheça o Guia do Estudante Português Vestibular+Enem ou compre a publicação direto na Loja Abril

Continua após a publicidade

– Veja outros resumos de estilos literários

– Leia a biografia de Eça de Queirós

 

Publicidade

Realismo português – contexto histórico, poesia, prosa e autores
Estudo
Realismo português – contexto histórico, poesia, prosa e autores
Veja resumo, dicas e questão comentada

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

10 pilas

Melhor oferta

Plano Mensal
Plano Mensal

11 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup