Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99

6 macetes para ser mais produtivo e organizado em 2025

Transforme sua rotina no novo ano com estratégias simples e eficazes para alcançar mais produtividade e organização no dia a dia

Por Luccas Diaz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 jan 2025, 19h07
cérebro
 (canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Ano novo, hábitos novos! Com a chegada de 2025, chega também a oportunidade de começar o ano sendo mais produtivo e organizado no dia a dia. Afinal, a sensação de controle sobre as tarefas e a produtividade não apenas aliviam a ansiedade, mas também trazem resultados mais consistentes – seja nos estudos, no trabalho ou na vida pessoal. Chique, não é?

Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE reuniu 6 macetes práticos que podem transformar sua rotina e te ajudar a começar o ano com o pé direito. São dicas simples, mas poderosas, que aliam técnicas comprovadas a hábitos fáceis de implementar. Quer saber quais são? Confira a seguir!

1. Planeje o dia seguinte no anterior

Vamos começar com o beabá da organização. Jane Austen escreveu que “é uma verdade universalmente conhecida que um homem de grandes fortunas deve estar a procura de uma esposa”. Pois nós dizemos que é uma verdade universalmente conhecida que uma pessoa organizada deve usar uma agenda. Não tem escapatória: é quase impossível se considerar produtivo e organizado se não tiver (e usar) uma agenda.

Pense no cérebro como um computador. Ao aderir ao hábito de planejar o dia em uma agenda, é como se liberássemos espaço na memória RAM do computador. Esta memória é a responsável por executar as tarefas simultâneas do equipamento, e quanto mais cheia estiver, mais lento e sobrecarregado o computador fica.  No dia a dia, nossa cabeça funciona da mesma forma.

+ Entenda como funciona nossa memória – e aprenda a usá-la de vez

Ao usar uma agenda para lembrar de todas as datas importantes, compromissos, prazos e tarefas, “liberamos” espaço para focar com mais tranquilidade em todo o resto. Por isso, o primeiro macete da lista é planejar o dia seguinte na noite anterior. Antes de dormir, encerre o dia anotando que você precisa fazer no dia seguinte. Além de acalmar a ansiedade, o ato vai dar uma sensação de dia concluído que facilita o relaxamento.

2. Regra dos 2 minutos

É uma regra bem simples: se uma tarefa leva menos de 2 minutos para fazer, faça logo. Ao longo do dia (ou semana), vamos acumulando várias microtarefas que deixamos para depois. Seja enviar uma mensagem, trocar o lençol, responder um formulário, guardar a roupa no armário… se vai tomar menos de 120 segundos, não pense muito, apenas faça. É um jeito de evitar que a atividade se junte a outras e vire uma bola de neve.

Continua após a publicidade

Para se convencer a adotá-la, basta pensar um pouco. O que vai ser mais estressante: realizar a tarefa de uma vez ou ficar lembrando que tem que fazê-la (e se sentindo culpado por não ter feito) pelo resto do dia? Pode parecer cansativo assumir esse compromisso, mas, pode acreditar, a gratidão de ter vencido a preguiça e a procrastinação vai lhe fazer muito bem. Agora se a tarefa for demorar mais de 2 minutos, anote-a na agenda.

+ Campeão de concursos de memória dá 5 dicas para se lembrar das coisas

3. Coma um sapo vivo

Calma lá, ninguém aqui vai comer um sapo de verdade. Muito menos um vivo. Esse macete é uma referência a uma frase do célebre autor norte-americano Mark Twain (1835-1910).

“Coma um sapo vivo logo pela manhã, e nada pior vai acontecer com você pelo resto do dia.”

O que o autor está fazendo aqui é usar uma metáfora para nos dizer: faça a coisa mais difícil primeiro que o restante vai ficar mais fácil. Psicólogos e especialistas em organização cantam essa mesma bola. Ao eliminar, logo de cara, a tarefa mais difícil do dia, todo o resto parece mais fácil de ser concluído. Não é que o nível de dificuldade das outras atividades vai magicamente diminuir, mas é você que vai se sentir mais confiante e capaz.

Continua após a publicidade

É um sentimento parecido ao que os adeptos do banho frio costumam relatar. Ao tomar um banho frio pela manhã, todas as atividades do dia de repente parecem mais fáceis. Não precisa abrir mão do banho quentinho, claro, mas realizar a tarefa mais árdua do dia logo de manhã vai lhe trazer a confiança e a energia para seguir o resto do dia. Se fazer academia é um saco para você, por exemplo, procure eliminar essa obrigação antes de todas as outras.

4. “Prenda” os lembretes na agenda

Esse macete é um irmão do primeiro. Os dois se complementam. Da mesma forma que devemos usar uma agenda para planejar o dia seguinte no anterior, uma excelente forma de manter a mente menos ansiosa é ir anotando tudo que lembramos nela. E, de preferência, imediatamente.

O que isso quer dizer? Está no ônibus indo para a faculdade e lembrou que tem que enviar a sua parte do trabalho para o professor? Anote na agenda. Estava indo dormir e lembrou que, amanhã cedo, precisa agendar a manicure? Anote na agenda. A questão aqui é não deixar nenhum lembrete “escapar”.

Por vezes, quando lembramos de alguma pendência, ficamos com ela flutuando livre na mente. Quando anotamos, “prendemos”, “fixamos” ela na agenda, liberando o cérebro de ter que lembrar disso e tornando a tarefa impossível de ser esquecida. É como quando as pessoas anotavam alguma coisa na mão, para não esquecer. E você pode estender esse hábito para a escala que bem desejar. “Ligar para a vovó”, “Jogar o lixo”, “Pedir meu livro de volta à Fernanda”, “Fazer a barba”. “Carregar o carregador portátil”…

+ Escrever à mão nos deixa mais inteligentes

Continua após a publicidade

5. Blocagem de tempo

Blocagem de tempo, ou time blocking, é uma técnica já bastante conhecida e muito eficaz. Trata-se de agendar blocos de tempo para realizar determinada tarefa, e somente ela. Você pode fazer quantos blocos quiser, e de quanto tempo for necessário para cada. É como um oposto da multitarefa: durante aquele número de minutos, você deverá focar em uma única tarefa (ou pelo menos, em um grupo de tarefas que sejam interligadas). Em empresas, há funcionários, inclusive, que marcam no aplicativo de calendário os minutos que estará focado em cada tarefa.

Com a blocagem, por exemplo, um dia de um estudante pode se parecer assim:

  • 07:00 – 07:50 | Revisão de Química: Ligações Químicas
  • 08:00 – 08:50 | Redação: estudar a estrutura da dissertação argumentativa
  • 09:00 – 10:00 | Matemática: Funções do 2º grau
  • 10:00 – 10:30 | Atividade física
  • 10:30 – 12:00 | Biologia: Genética
  • 12:00 – 13:00 | Almoço
  • 13:00 – 13:30 | Revisão ativa da manhã
  • 13:30 – 14:20 | Física: Cinemática
  • 14:20 – 14:30 | Pausa para hidratação e alongamento
  • 14:30 – 15:30 | Estudos interdisciplinares: Atualidades e História
  • 16:00 – 17:00 | Simulado rápido: Questões de vestibular

O segredo é que, durante o bloco, não se deve dar atenção a mensagens, notificações, ou tirar pausas desnecessárias. O objetivo é passar pelo bloco totalmente concentrado. O método pega carona em outros clássicos, como a técnica Pomodoro, que indica focar em uma tarefa durante 25 minutos e descansar 5, repetindo o ciclo quantas vezes necessário.

Segundo um estudo do MIT, ter esses prazos determinados pelo próprio indivíduo podem ter um impacto mais positivo do que apenas saber que tais e tais tarefas devem ser feitas naquele dia. É mais fácil procrastinar quando se tem o dia inteiro para fazer alguma coisa, do que quando se coloca um limite de 2 horas.

Continua após a publicidade

6. Estratégia 1-3-5

A estratégia 1-3-5 é outro método bastante eficaz para a organização de tarefas. Ele ajuda a priorizar e distribuir o trabalho de forma mais equilibrada ao longo do dia. A lógica é baseada na ideia de que nem todas as tarefas têm o mesmo peso ou complexidade, e por isso precisam ser planejadas de acordo com sua importância e esforço necessário.

No método, você escolhe 1 tarefa grande, que é a mais importante ou desafiadora do dia e demanda mais foco ou tempo. Em seguida, seleciona 3 tarefas médias, que são menos exigentes, mas ainda importantes para o progresso dos seus objetivos. E, por fim, define 5 tarefas pequenas, que podem ser rápidas, simples ou até rotineiras, mas que precisam ser concluídas de qualquer forma.

Essa abordagem ajuda a evitar sobrecarga e mantém o planejamento realista, já que limita o número de atividades do dia. Além disso, se você tiver demandas paralelas, o método permite que você avance em projetos maiores sem negligenciar as tarefas menores, promovendo um equilíbrio. Vejamos um exemplo:

1 tarefa grande

  • Escrever uma redação, seguindo as regras do vestibular.

3 tarefas médias

  • Resolver 10 questões de Matemática;
  • Ler um capítulo de Biologia e fazer um resumo;
  • Assistir a uma aula de Física, anotando os conceitos principais.
Continua após a publicidade

5 tarefas pequenas

  • Atualizar o planejamento de estudos da semana;
  • Organizar os materiais de estudo do dia seguinte;
  • Ler 5 páginas de um livro literário obrigatório;
  • Responder mensagens importantes no grupo de estudos;
  • Confirmar presença no simulado de domingo.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

6 macetes para ser mais produtivo e organizado em 2025
Estudo
6 macetes para ser mais produtivo e organizado em 2025
Transforme sua rotina no novo ano com estratégias simples e eficazes para alcançar mais produtividade e organização no dia a dia

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 2,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.