Ver boas ações, deparar-se com injustiças ou conhecer novos mundos são algumas situações que podem despertar a vontade mudar realidades. Na quarentena, inclusive, estão surgindo diversas iniciativas que pretendem impactar positivamente a vida de outras pessoas.
Separamos oito documentários que abrirão sua mente para diferentes perspectivas e pensamentos para você se inspirar. Confira!
Vivendo com Um Dólar (2013)
Dois estudantes de Economia, Zach Ingrasci e Chris Temple, decidem experimentar a dura realidade da vida de milhões e milhões de pessoas: viver com apenas um dólar por dia. Eles viajaram para uma aldeia na Guatemala, onde passaram 56 dias, com mais dois amigos: Sean Leonard e Ryan Christoffersen, que registraram todo esse desafio.
A ideia dos jovens foi alertar sobre a precariedade dessa condição de extrema pobreza, mostrando as dificuldades e desafios que enfrentam.
Disponível no YouTube.
Slingshot (2014)
A sustentabilidade, mais do que cuidar do planeta, tem a ver com mudar a forma como encaramos o meio ambiente, o nosso dia a dia como indivíduos e o mundo dos negócios. Slingshot mostra Dean Kamen, CEO da Deka, empresa de engenharia que preza pela inovação, em busca da solução de um problema mundial: a indisponibilidade de água potável. A ideia é apresentar como grandes corporações têm uma responsabilidade e um papel importante para ajudar em problemas da sociedade.
Disponível no Vimeo.
Quem Se Importa (2013)
Quem Se Importa foi filmado em sete países: Brasil, Peru, Estados Unidos, Canadá, Tanzânia, Suíça e Alemanha. O documentário da diretora brasileira Mara Mourão mostra as iniciativas de 19 empreendedores sociais. Além de contar a história de cada um, a obra explora como essas ações são capazes de impactar a vida de outras pessoas de uma forma positiva.
Disponível no Vimeo.
Conectados Transformamos (2014)
O filme apresenta seis histórias de pessoas que decidiram mudar o mundo ao seu redor de alguma forma. São ideias inovadoras de cidadãos comuns que estão transformando a sociedade todos os dias com pequenas ações, mas com um grande impacto. Entre as histórias conhecemos o Projeto Integrar, que prepara alunos para ingressar nas universidades, e o Banco de Maricá, um programa de moedas alternativas.
Disponível no YouTube.
CenaRIO: Sustentabilidade em Ação (2016)
Produzido pelo Centro RIO+ (Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) da ONU e filmado por estudantes cariocas, esse documentário brasileiro conta a história de 16 microempreendedores de diferentes áreas, como arquitetura, artesanato, comércio e vestuário. O que eles têm em comum? Conseguiram incorporar práticas sustentáveis aos seus negócios de uma maneira criativa.
Disponível no YouTube.
Doing Time Doing Vipassana (1997)
Esse documentário conta a história de uma prisão em Tihar, em Nova Délhi (Índia), que resolveu incluir em sua programação o ensino de meditação aos presos. Na época, eram cerca de 10 mil pessoas encarceradas e a ideia foi dar instrumentos para elas conseguirem lidar com seus problemas e diminuir a reincidência no crime. A obra mostra como essa iniciativa transformou o local e quem se envolveu com a prática.
Disponível no YouTube.
Como Iniciar uma Revolução (2011)
Como Iniciar uma Revolução é baseado nas ideias de Gene Sharp, que foi professor de Ciências Políticas da Universidade de Massachusetts (EUA) e defendia o combate a regimes autoritários por meio de métodos não-violentos. A obra apresenta exemplos de nações que conseguiram colocar os ensinamentos de Sharp em prática, como o boicote econômico e a desobediência civil, para libertar populações oprimidas.
Disponível no YouTube.
Paradise or Oblivion (2012)
Esse documentário discute temas que impactam a nossa sociedade, como a questão da escassez e das necessidades. Como seria o mundo se todos tivessem acesso a comida, tecnologia e lazer? Um mundo no qual dinheiro não tivesse valor? A ideia da obra é gerar uma reflexão sobre a importância de novos métodos que unam ciência e tecnologia para a superação de certas noções consideradas ultrapassadas de política e negócios, que prejudicam determinados grupos da sociedade.
Disponível no YouTube.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.