9 dicas certeiras para aprender espanhol mais rápido
Um guia com dicas para você aprender espanhol rápido – e se divertindo no processo!
Aprender um novo idioma é sempre desafiador. E mesmo que o espanhol pareça um pouco mais simples para nós brasileiros, é muito comum confundirmos expressões com o português. Para evitar o “portunhol” e também para ajudar você a aprender com mais facilidade, fizemos um guia com dicas para você aprender espanhol rápido – e se divertindo no processo!
9 dicas para aprender espanhol mais rápido!
1. Tenha um objetivo claro para aprender espanhol
Ter um objetivo claro te ajuda a ter foco e clareza nos seus estudos. Se você quer aprender espanhol para viajar, busque um vocabulário mais amplo, com expressões comuns do dia a dia. Você pode, por exemplo, buscar guias de viagem em espanhol e aprender sobre termos relacionados a reservas, culinária etc.
Se você quer aprender espanhol para estudar no exterior ou para conseguir dar um salto na vida profissional, você precisará de um vocabulário mais acadêmico e ou voltado para negócios, para aprender os termos e expressões que são adequados nesses ambientes.
Não esqueça de ser disciplinado e traçar suas metas de estudo. Cada momento que você tiver contato com o idioma irá ajudá-lo a aprender mais rápido.
2. Leia tudo o que puder em espanhol
Essa dica serve, na verdade, para aprender qualquer novo idioma! Vale jornal, livro, notícia online – vale até mudar a configuração de todos os seus “devices” (telefone, computador, …) para espanhol. Assim, você descobre um vocabulário mais usual e prático, de forma bastante intuitiva. Ou você por acaso já sabia que ao invés de um ”fazer um download”, você precisa “descargar um archivo” no Gmail?
Não se esqueça de usar e abusar da diversidade latino-americano e se jogue nos clássicos da literatura. No começo pode parecer difícil, mas logo logo você se acostuma (e se encanta) com tudo que for ler.
3. Pratique com pessoas reais
Sempre que puder, tente conversar com pessoas de verdade. Vale aquele amigo de um amigo que está no Brasil, ou inclusive, procurar pessoas em grupos de facebook ou em eventos . Outra dica é usar o app Tandem que ajuda você a encontrar um “hablante nativo” para praticar com você.
4. Assista novelas mexicanas – em espanhol!
Essa dica pode parecer estranha, mas as novelas mexicanas são uma excelente forma de aprender conversas quotidianas e ainda se divertir muitíssimo. Se envolva em todo o drama de Maria do Bairro e Marimar ou assista novamente a nostálgica Carrossel. E se novelas não forem a sua praia, tudo bem – você pode assistir a seriados como Narcos, La Casa de Papel (acima!) e Club de Cuervos, ambos disponíveis no Netflix.
5. Assista filmes em espanhol
Existe uma infinidade de filmes que eu poderia recomendar, mas certamente você vai conseguir encontrar sua própria seleção acessando o Netflix (na imagem acima, o recém-lançado Roma, do diretor Alfonso Cuarón). Convide seus amigos, faça uma maratona de filmes do Almodóvar e divirta-se muito enquanto pratica espanhol.
Nessa lista aqui, você encontra vários filmes de países latino-americanos para assistir. Eu sinceramente não consigo pensar em melhor forma de aprender espanhol rápido… bem, exceto pelo próximo item. 😉
6. Faça um intercâmbio
Fazer um intercâmbio é uma experiência transformadora. Conviver com uma nova cultura, ouvir, ler e vivenciar o idioma 24 horas por dia muda uma “chavinha no cérebro”. No começo pode até aparecer um pouco difícil, mas em poucos dias, você vai estar falando e entendendo o novo idioma com muito mais naturalidade – com o bônus de conhecer um novo destino e fazer muitos amigos. Por isso, se você tiver a oportunidade de estudar um idioma no exterior, não deixe de aproveitá-la. Mesmo que sejam apenas 2 semanas nas férias, tenho certeza de que você vai voltar se sentindo outra pessoa.
7. Escute muita música
Escutar música para mim é um enorme prazer e eu tenho certeza de que você consegue encontrar uma música que faça sentido para cada etapa do seu dia – em espanhol! Sentindo-se apaixonado? Que tal ouvir Julieta Venegas ou Jorge Drexler? Sentindo-se animado? O Spotify tem essa playlist ótima em clima de festa para aprender espanhol rápido. Com saudades da adolescência? Que tal ouvir os bons e velhos (ou não tão velhos assim) Shakira e Ricky Martin? E aqui em cima tem uma playlist com músicas do Juanes (que canta mais devagar) para treinar os ouvidos!
O universo da música é tão maravilhoso que você pode, inclusive, ouvir ao Rei em Espanhol. Ele mesmo, o Rei Roberto Carlos cantando seus maiores sucessos em Espanhol.
8. Faça bom uso do seu tempo livre
Que tal se ao invés de ficar “zapeando” no Instagram ou Facebook no seu caminho para universidade ou trabalho, você usasse esse tempo para aprender Espanhol? Aproveite apps gratuitos para aprender idiomas como o Duolingo e treine sempre que puder. Prometo que 30 minutos por dia fazem toda a diferença.
9. Não desanime
No nosso dia a dia corrido as vezes fica muito difícil se dedicar 100% ao aprendizado do idioma. Então, quando você não puder se empenhar tanto, não se sinta culpado. Aprender o idioma deve ser um prazer, não uma obrigação. Garanto que se você encontrar um jeito de se divertir fazendo isso, tudo fica muito fácil. Ainda assim, quando não conseguir, respire fundo, organize-se para voltar a sua rotina de estudos e relembre o seu objetivo final.
Deixo vocês com um verso do poeta sevillano Antonio Machado:
“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar.”
Por Nathalle Peres e Katia Negreiros
Sobre as Autoras
Nathalle Peres é formada em Comunicação Social pela UFRJ e tem pós graduação em Gestão Estratégica de Marcas pela FIA, em São Paulo. Já passou por diversas indústrias e hoje trabalha como Gerente de Marketing na EF Education First Intercâmbio, onde consegue conciliar e promover sua paixão por aprender novos idiomas, conhecer novos destinos e culturas.
Katia Negreiros tem um MBA pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. A Educação é e sempre foi uma paixão na sua vida e, sem dúvida, guiou muitas das suas escolhas e abriu muitas portas em sua carreira.
Este texto foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar, parceira do Guia do Estudante.