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Análise: redação nota 1000 no Enem citou Vargas e geógrafo Milton Santos

Professora de redação analisa escolhas textuais feitas por estudante que atingiu nota máxima

Por Luccas Diaz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 Maio 2022, 18h13 - Publicado em 19 abr 2022, 10h43
 (Arquivo Nacional/Reprodução)
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A estudante Iasmin Schausse Ferreira, 21, de Niterói (RJ) foi uma dos 22 candidatos que atingiram a nota máxima na redação do Enem 2021. Iasmin redigiu uma dissertação argumentativa sobre o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” e recebeu nota 1.000 dos corretores.

Em seu texto, a estudante faz alusão ao modelo de educação difundido durante a Era Vargas (1930-1945) como referência à problemática sugerida pelo tema. Além disso, cita conceitos do geógrafo brasileiro Milton Santos e do economista norte-americano Murray Rothbard.

Para analisar as escolhas textuais feitas pela candidata em cada parágrafo, o GUIA DO ESTUDANTE convidou Vanessa Bottasso, professora de Redação do curso pré-vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP).

Redação 1000 Enem 2021 - Iasmin Ferreira
(Iamin Schausse Ferreira/Reprodução)

Introdução

O conceito “Cidadanias mutiladas”, do geógrafo brasileiro Milton Santos, explicita que a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social. A partir dessa perspectiva, é possível observar que a realidade contemporânea brasileira se distancia desse ideal democrático, uma vez que inúmeros indivíduos ainda permanecem em uma situação de invisibilidade acarretada pela ausência do registro civil – o qual atua como uma ferramenta de garantia de acesso à cidadania no país. Desse modo, é essencial analisar os principais propulsores desse contexto hostil: o descaso governamental e a falha educacional.

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A introdução dessa dissertação argumentativa cumpre com seus propósitos ao chamar a atenção para o tema e identificar os aspectos por meio dos quais será desenvolvida a análise do problema social abordado. Em relação ao primeiro ponto, vale destacar o papel da alusão a Milton Santos, que serviu para destacar a gravidade da ausência do registro civil no Brasil; já quanto ao segundo ponto, destacaram-se duas linhas argumentativas coerentes em relação ao tema: descaso governamental e falha educacional. Temos assim, um uso pertinente do repertório externo e uma tese clara.

Desenvolvimento I

Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que a inoperância estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientador por um viés individualista e visar um retorno imediato de capital político, negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis, como a garantia de registro civil. Em decorrência dessa indiligência do poder público, cria-se um ambiente propício para a precarização infraestrutural de locais especializados no aparte de documentação pessoal – materializada na carência de cartórios, sobretudo, em regiões mais afastadas dos centros urbanos. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua o deficitário acesso à cidadania. 

No primeiro parágrafo de argumentação, destaca-se o senso crítico do autor do texto, que aponta para um desvio de função dos representantes políticos, que passam a agir em nome dos interesses individuais. Essa observação, entendida como um descaso, é articulada ao problema proposto pela prova na condição de precariedade de oferta dos serviços de cartórios.

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Desenvolvimento II

Além disso, é válido ressaltar que a lacuna no sistema de educação potencializa essa conjuntura. Isso acontece porque desde o século XX, com a implementação de um formato tradicionalista de ensino pelo ex-presidente Vargas, cristalizou-se um modelo educacional que negligencia o aprendizado de temas transversais, a exemplo de concepções básicas acerca da cidadania. Nessa perspectiva, com o desconhecimento de parte da população – oriundo da escassez instrutiva – sobre a relevância da garantia de direitos, há uma invisibilização da situação sofrida pelas pessoas que não possuem documentos basilares, como a certidão de nascimento. Como consequência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a isonomia presente nas relações democráticas. Dessa forma, é imprescindível combater a falha do processo educacional, visto que marginaliza uma classe da sociedade.

Seguindo o viés crítico, o candidato do texto reconhece a inércia por parte das escolas, que não pautam os direitos fundamentais como parte do seu processo de ensino-aprendizagem. Vale destacar a alusão ao período varguista, conhecido como aquele em que as escolas se estruturaram sobre pilares até hoje identificados em muitos lugares do país. Ainda, o texto acerta ao finalizar esse parágrafo com outro aspecto relacionado ao tema, que é a questão da invisibilidade ou marginalidade social, garantindo, assim, a abordagem completa da frase temática do Enem 2021.

Conclusão

É evidente, portanto, a necessidade medidas que solucionem os desafios impostos à garantia de acesso à cidadania no Brasil. Por isso, o Ministério Público – órgão responsável pela defesa dos interesses sociais – deve, por meio de fiscalização da aplicação dos poderes estatais, pressionar o Estado no que se refere ao aporte de infraestrutura ao setor que oferta o registro civil, a fim de que a retirada desse documento seja ampliada para as diversas regiões do país. Ademais, as instituições escolares públicas e privadas devem, por intermédio de palestras, instruir os alunos acerca da importância da documentação pessoal, com o objetivo de minimizar a inviabilização desse tema e, com isso, estimular atitudes combativas à conjuntura de indivíduos sem registro. Assim, o ideal do geógrafo Milton Santos será, de fato, uma realidade no país.

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O último parágrafo cumpre com os propósitos de retomada do ponto de vista defendido e detalhamento da medida de ação social. Ao fazer isso, o candidato demonstra o domínio dos cinco elementos necessários a essa especificação da proposta de intervenção, pois: indica um ator social (Ministério Público), destaca um de seus principais atributos (defender interesses sociais), sugere uma ação e um modo de agir competentes a esse órgão (pressionar o poder público por meio de sua fiscalização) e indica um efeito claro dessa medida (ampliação do registro civil no país). Ao final, cabe destacar a retomada de Milton Santos, estabelecendo o efeito desejado de um texto que foi planejado para assegurar a retomadas das ideias ao longo do seu desenvolvimento.

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