Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

As ideias de um pensador indígena para adiar o fim do mundo

Em livro, Ailton Krenak reflete sobre o "mito da sustentabilidade" e desafia a visão sobre humanidade

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 23 ago 2024, 09h18 - Publicado em 19 jun 2024, 15h00
O escritor indígena Ailton Krenak
 (Garapa - Coletivo Multimídia/ Produção Cultural no Brasil/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Ansiedade climática. Este é apenas um dos males que acometem tanta gente em tempos de enchentes, onda de calor, secas e tantos outros desastres que são consequência, sobretudo, da devastação ambiental levada a cabo por nós mesmos. Mas diante de tal aflição, um dos maiores pensadores indígenas da atualidade questiona “por que nos causa tanto desconforto a ideia de que estamos caindo? A gente não fez outra coisa nos últimos tempos senão despencar”. Longe de fazer pouco caso do iminente colapso do planeta, Ailton Krenak quer chamar a atenção para algo que às vezes nos escapa: a destruição que hoje assusta a humanidade começou há séculos. Esse é uma das considerações centrais em “Ideias para adiar o fim do mundo“.

O livreto de cem páginas é uma adaptação de duas palestras e uma entrevista concedida por Krenak entre 2017 e 2019. Mas contrariando – e criticando – o cientificismo ocidental, o autor não fornece uma fórmula ou um passo a passo para evitar o fim do mundo que conhecemos. Ele provoca com reflexões que colocam em xeque a base do pensamento ocidental. Afinal, quem são esses a quem chamamos de humanidade? Por que essa ideia exclui povos como os indígenas, quilombolas, caiçaras, que são tratados como uma subhumanidade? Por que a humanidade é sempre concebida como algo à parte e superior ao restante da natureza e de outros seres?

+ “A Vida Não É Útil”: resumo e análise da obra de Ailton Krenak

Para adiar o fim do mundo, é preciso deixar de insistir no que Krenak chama de “mito da sustentabilidade”, defendido inclusive por instituições como a ONU (Organização das Nações Unidas). É mito porque afirma ser possível salvar o planeta com ações que, na verdade, só abrandam minimamente o problema, mas não agem na raiz dele. Para piorar, essas ações muitas vezes sequer saem do papel. O Brasil, por exemplo, aumentou em 21,4% sua emissão de gases do efeito estufa nos últimos sete anos, e com isso está distante de cumprir a meta assumida no Acordo de Paris, em 2015.

Continua após a publicidade

De acordo com pensador indígena, é preciso, antes de tudo, mudar a forma como concebemos a natureza: deixar de enxergá-la como um “recurso natural”, a ser explorado, e aceitar que somos parte dela. Nos desapegarmos da ideia de que somos uma única humanidade, mas que há vivências múltiplas.

+ Redação nota máxima na Fuvest 2023 citou Ailton Krenak

Recorrendo a outros grandes nomes como Eduardo Viveiros de Castro, Davi Kopenawa e Eduardo Galeano, Krenak nos lembra da resistência secular dos povos indígenas, recorda crimes ambientais, questiona as corporações e instituições ocidentais e sentencia: “se pudermos dar atenção a alguma visão que escape a essa cegueira que estamos vivendo no mundo todo, talvez ela possa abrir a nossa mente para alguma cooperação entre os povos, não para salvar os outros, mas para salvar a nós mesmos”.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Ideias para adiar o fim do mundo

capa ideiais para adiar o fim do mundo

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
As ideias de um pensador indígena para adiar o fim do mundo
Estudo
As ideias de um pensador indígena para adiar o fim do mundo
Em livro, Ailton Krenak reflete sobre o "mito da sustentabilidade" e desafia a visão sobre humanidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.