CNU vazio? Veja abstenção e quantas pessoas faltaram ao concurso
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mais de metade dos inscritos não compareceu
A coletiva de imprensa com o balanço do CNU, o Concurso Nacional Unificado, confirmou a percepção que candidatos relataram ao longo da tarde: muitas pessoas faltaram à prova do concurso. A taxa de abstenção do apelidado “Enem dos concursos” foi de cerca de 52%, já que, de acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos Esther Dweck, aproximadamente 1,11 milhão de inscritos não compareceram às provas. Ao todo, 2,11 milhões haviam se inscrito no CNU.
Mais cedo, em coletiva realizada logo depois do primeiro turno de provas, a ministra já havia comentado a abstenção, afirmando que a falta é comum em concursos públicos.
“Não tem nada além do previsto. Abstenção em concurso público é uma coisa alta. A gente viu concursos recentes, como o do Banco Central, que tem uma taxa muito alta de abstenção, mesmo sendo um concurso caríssimo, relativamente mais caro que o Concurso Unificado. Isso é comum: as pessoas se inscrevem, mas nem todo mundo consegue se preparar”, disse Dweck.
Após a finalização do segundo turno de provas, os candidatos voltaram a comentar a abstenção nas redes sociais, dizendo que muitos inscritos que haviam comparecido às provas da manhã não voltaram à tarde.
Ainda na coletiva desta noite, a ministra Dweck afirmou que o Enem foi uma grande inspiração para o Concurso Nacional Unificado.
+ Gabarito do CNU: veja onde acompanhar a correção extraoficial
Cronograma completo do CNU
- 4 de julho: divulgação do cronograma completo;
- 5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos que não podem ou não querem mais realizar o CNU solicitarem devolução da taxa de inscrição;
- 5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local d prova;
- 7 de agosto: disponibilização dos cartões de confirmação para todos os candidatos;
- 18 de agosto: aplicação das provas objetivas e discursivas;
- 18 de agosto: divulgação dos cadernos de provas às 20h;
- 20 de agosto: divulgação preliminar dos gabaritos das aprovas objetivas;
- 21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais;
- Janeiro de 2025: previsão do início da convocação de aprovados para a posse.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.