Com 10 questões de língua portuguesa, 10 de língua estrangeira, 10 de conhecimentos gerais (que trará tópicos interdisciplinares) e 20 de outras duas matérias específicas de cada curso, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) realiza neste domingo, dia 13, a prova do vestibular 2010. Neste ano, 7.070 candidatos disputarão as 4.399 vagas disponíveis.
Segundo Everson Pereira, professor de português e redação do Objetivo de Porto Alegre, o mais indicado é que os vestibulandos comecem o exame pela redação, que costuma trazer duas opções de temas ligados ao comportamento humano. A redação em branco elimina o candidato. Então é melhor começar fazendo um rascunho do texto, depois ir para as questões e no fim voltar para a redação, revisar e depois passar a limpo, recomenda o professor.
Com relação à prova de língua portuguesa, Pereira conta que são cobrados pontuação, conjunção e nexos, crase, regência, além de pronomes que retomam termos do texto e interpretação. Das 10 questões de língua portuguesa, normalmente três ou quatro são de interpretação de texto e o resto é gramática, explica. O professor também conta que os textos do exame são curtos – muitas vezes jornalísticos – e de linguagem acessível.
Quem fala da parte exata da prova é Adriano Alves, professor de química também do Objetivo. O exame distribui bem os conteúdos, não costuma ter questões muito longas e os tópicos se repetem frequentemente, resume. Identificação de funções orgânicas, oxirredução, questões que utilizam tabela periódica e concentração de soluções são alguns dos temas que sempre aparecem no vestibular da UCS. O professor acrescenta que a prova traz também muitas questões contextualizadas. Já houve perguntas sobre biodiesel, gordura trans e o aluno tem que estar ligado ao que está ao seu redor, não só nos livros, orienta. – Saiba como diferentes universidades aproveitarão o Enem– Leia mais notícias sobre Vestibular