Como aprender sobre ciência com pesquisadores da USP e de Harvard
O projeto Clubes de Ciência Brasil vai selecionar 200 alunos para oficinas de ciência online entre os dias 10 e 12 de outubro
Gosta de ciência e tecnologia? Temos uma dica bacana! Do dia 10 a 12 de outubro, acontecerá o evento online gratuito do projeto Clubes de Ciência Brasil 2020. O projeto, desenvolvido por cientistas da Universidade Harvard, conta com a participação de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais de excelência, como a USP.
O objetivo é divulgar ciência e promover o compartilhamento de conhecimento, despertando o interesse científico em jovens, por meio de oficinas, palestras e mentorias. Confira as principais informações sobre o evento!
Quem pode participar?
Estudantes de ensino médio e superior (até o segundo ano da graduação). Os jovens concorrerão a 200 vagas nos clubes deste ano.
Qual é o período de inscrições?
Os interessados devem se inscrever de 17 de agosto a 14 de setembro no site do Clubes de Ciência.
Como vai ser o evento?
Nesta edição, serão oferecidos 10 clubes, com 20 alunos em cada, nas áreas de ciência e tecnologia. No primeiro dia do evento, 10 de outubro, até quem não for selecionado no projeto poderá acompanhar as transmissões ao vivo no canal no YouTube (Clubes de Ciência Brasil). O segundo e o terceiro dias serão no formato de hackathon, somente para os selecionados.
As oficinas oferecidas
Os dez clubes oferecidos nesta edição são:
1 – A busca de vida no Universo: Astrobiologia
2 – Combatendo epidemias
3 – Descobrindo novos fármacos com ambiente virtual
4 – Entendendo a vida através da Genômica: SARS-CoV-2
5 – Detetives do passado: as lições da Paleontologia
6 – Neurociência e células-tronco: como criar um cérebro?
7 – Ciência e inovação: da bancada para o mercado
8 – C3PO: o pensamento computacional
9 – Bioengineering: vamos reconstruir tecidos humanos
10 – Arte e História: invenção e interpretação do passado
Para saber mais sobre cada oficina e os respectivos instrutores acesse este link.
História do Clubes de Ciência
O projeto começou em 2014 por doutorandos mexicanos de Harvard e do MIT. O objetivo deles era “expandir o acesso ao ensino de ciências de alta qualidade, inspirar e oferecer mentoria às futuras gerações de pesquisadores através de uma rede de colaboração científica”. Deu certo: em um ano, o Clubes de Ciência expandiu para Colômbia e Bolívia, alcançando milhares de estudantes.
O projeto chegou no Brasil em 2017. As duas primeiras edições aconteceram em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2019, a Universidade Federal do Rio de Janeiro recebeu o evento. Neste ano, por conta da pandemia, será realizado de forma totalmente remota.
Esta edição passará por sua primeira grande expansão, passando a contar com 10 clubes e 200 estudantes. Além disso, o novo formato possibilita que alunos de todo o país possam participar mantendo o isolamento.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.