Em maio, o canal de TV britânico Yesterday estreou uma série chamada “The Secret Life of…”, que conta segredos da vida de grandes personalidades históricas. Para divulgar o lançamento, o canal encomendou retratos de alguns deles para mostrar como seriam hoje.
A má notícia: a série não tem previsão de vir para o Brasil e o serviço on demand do site não atende aos IPs daqui. A boa notícia é que vale falar sobre esses retratos mesmo assim porque eles são uma boa desculpa para você pesquisar mais sobre os personagens e o momento histórico em que viveram. Isso o ajudará a entender por que foram retratados daquela maneira e a avaliar se essas versões “atualizadas” fazem ou não jus à personalidade de cada um.
A seguir, mostramos as imagens e indicamos links para você ler mais sobre eles. Depois, conte se concordou com os retratos produzidos para o programa de TV.
1. Henrique VIII (1491-1547)
O rei inglês casou-se seis vezes, assassinou duas de suas esposas e fundou a Igreja Anglicana no começo do século XVI.
Por que ele foi retratado assim: Famoso por ser vaidoso e curtir ostentar sua riqueza, o rei ganhou um terno preto, um anel brilhante de diamante e um relógio estiloso. Ele também trocou os sapatos desconfortáveis para um par modernoso e com um salto. Sua boa forma e bronzeado se explicam pelo fato de gostar de passar tempo ao ar livre, praticando equitação, caça e tênis.
Leia mais sobre ele:
Henrique VIII: O terror da mulherada, neste link.
Trecho:
Henrique VIII entrou para a história por causa da religião e de sua escandalosa vida de alcova. Na juventude, suas paixões eram as mulheres, a bebida, o carteado, os esportes eqüestres e o jogo de dados. A fama de boa vida não incomodava a corte – afinal, o herdeiro do trono inglês era seu irmão, o bem-comportado Arthur. Só que Arthur morreu, e Henrique foi coroado em 1509, aos 18 anos. Arranjaram-lhe, de quebra, uma esposa, a sem graça Catarina de Aragão, viúva de Arthur e cinco anos mais velha que ele.
Outros links: A história de Ana Bolena no reinado de Henrique VIII
Filme retrata a disputa entre Mary e Ana Bolena pelo rei inglês Henrique VIII
Elizabeth I (1533 – 1603)
Filha de Henrique VIII com Ana Bolena, era considerada bastarda, mas ainda assim herdou o trono da Inglaterra. Seu reinado ficou conhecido como a “Era Dourada” e correspondeu aos primeiros passos na fundação daquilo que seria o Império Britânico. A produção artística e filosófica foi muito rica no período.
Por que ela foi retratada assim: Essa grande líder feminina talvez tenha resolvido passar por um processo de alisamento de seu cabelo, mas mantendo-o curto e com um repicado estiloso. Conhecida por seu amor pela moda, provavelmente iria gostar de usar um terno feminino elegante e exclusivo feito sob medida com cores e materiais ricos. Para consertar os dentes ruins (por isso ela era raramente retratada sorrindo), teria implantado facetas de porcelana (que, porém, ainda não mostra no retrato moderno).
Leia mais:
Maria Antonieta (1755 – 1793)
Casou-se com Luís XVI e foi rainha da França. Os dois foram decapitados em decorrência da Revolução Francesa no fim do século XVIII.
Por que ela foi retratada assim: Ela foi lançadora de tendências; por isso, foi desenhada usando um vestido moderno feito por algum designer famoso e acessórios com personalidade. Suas imperfeições foram todas resolvidas por meio de tratamentos modernos: em vez do cabelo extremamente alto, ela ganhou uma franja fashion para disfarçar sua testa grandinha; os dentes tortos foram consertados por um dentista e os seios pequenos motivo de provocações quando era adolescente, receberam implante de silicone.
Leia mais:
Maria Antonieta: a “material girl” do século 18, neste link.
Última rainha da França, Maria Antonieta (1755-1793) era uma lançadora de moda inquieta e contestadora. Chocou ao vestir calças, até então exclusivas dos homens. Deixou de lado os espartilhos de barbatana de tubarão e adotou peças leves para se aproximar dos camponeses. Quando queria exibir sua riqueza, surgia em público com vestidos suntuosos e penteados rocambolescos de quase 1 metro de altura.
Outros links: A revolução de saias
Maria Antonieta: A última rainha
Imagens: Yesterday