Continua após publicidade Estudo Conheça as figuras de linguagem Figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens! Por Da redação Atualizado em 18 jun 2019, 17h59 - Publicado em 17 out 2014, 17h40 (Eliott Reyna/Unsplash/Reprodução) 1/22 Figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Você tem dificuldade com elas? Então veja essa galeria que mostra como elas são utilizadas no dia a dia. ()2/22 É a repetição ordenada de sons consonantais. ()3/22 Parecida com a aliteração, ocorre quando há a repetição ordenada de sons vocálicos. ()4/22 É a utilização de palavras com sons semelhantes, porém com significados diferentes. ()5/22 É a omissão de um termo que está subentendido e é facilmente identificável pelo contexto. No caso do tweet, o termo omitido foi eu na primeira oração e que eu na segunda. ()6/22 Parecida com a elipse, é a omissão de um termo que já foi dito anteriormente. No caso do tweet, a palavra filho foi ocultada na segunda oração pois já havia aparecido na anterior. ()7/22 É a repetição de conectivos que ligam os termos de uma oração. No tweet acima, a palavra nem foi repetida duas vezes para conectar as ideias. ()8/22 Ocorre quando a ordem natural dos termos de uma sentença é alterada. Por exemplo, a expressão de tudo um pouco está invertida. A ordem natural é um pouco de tudo. ()9/22 Ocorre quando a concordância na frase não se dá com o termo expresso, mas com algo que está subentendido. Por exemplo, o adjetivo atrasado está no masculino ainda que o termo Vossa Excelência seja feminino, subentendendo-se que o interlocutor é homem. ()10/22 É quando há uma redundância com o objetivo de fortalecer uma ideia. ()11/22 É a repetição de um termo no início das frases ou versos. ()12/22 A antítese é a utilização de palavras ou ideias de sentido contrário. Nesse caso, não é contradição entre elas, como na letra da música do Legião Urbana. O eu lírico está acordado, enquanto todos dormem. Se houvesse contradição, como em estou dormindo acordado, seria paradoxo. ()13/22 É a utilização de uma palavra ou ideia com sentido contrário ao original, geralmente com objetivos críticos ou humorísticos. Por exemplo, quando se dá a entender que a falta de água pode ser, na verdade, uma coisa boa. ()14/22 É quando uma expressão é substituída por outra menos brusca, impactante ou dura. Como quando o Brasil foi massacrado na Copa do Mundo, mas o autor do tweet preferiu dizer que ele passou desta para uma melhor. ()15/22 Ao contrário do eufemismo, a hipérbole exagera uma ideia com o objetivo de enfatizá-la. Por exemplo, ninguém quer que o filho pegue Ebola, esse foi só um recuso utilizado para mostrar o quanto a autora do tweet despreza os comentaristas de portais. ()16/22 É quando o autor atribui ações ou inteligência a seres inanimados. No caso, o vento. ()17/22 Ocorre quando há uma interpelação enfática a alguém. No caso, Deus. ()18/22 É a utilização de um termo com significado diferente do habitual com base na semelhança do mesmo com a ideia que se quer passar. Por exemplo, o coração da autora do tweet não é realmente de pedra, mas a ideia de dureza se aproxima da forma como ela se vê: como uma pessoa pouco sentimental. ()19/22 A metonímia também é a utilização de uma palavra com um sentido diferente do original, porém nesse caso não é apenas com base na relação de semelhança, mas sim com base em alguma relação lógica entre os termos. Em geral, ocorre quando se toma a parte pelo todo, atribuindo o nome de uma marca ao objeto, como Bombril e Gilete; o autor pela obra (no caso do tweet); a classe pelo indivíduo (não acredito mais no congresso); o lugar pelo produto (vou tomar um francês para acompanhar o jantar), etc. ()20/22 Ocorre quando se utiliza um termo fora de seu sentido original por falta de outro para usar no local. Em alguns casos, a utilização se torna tão natural que nem se percebe mais o sentido figurado, como em pé da mesa. ()21/22 É a utilização de uma expressão para substituir o nome de algo ou alguém, como em Rei do Futebol. ()22/22 Trata-se de mesclar sensações captadas por diferentes sentidos, como sons e cores, tato e aroma, sabor e cor etc. () Publicidade Mais lidasfiguras de linguagemportuguêsRedação Publicidade