Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dia D fez 75 anos em 2019 e o tema pode cair no vestibular

Saber dos detalhes da operação pode fazer a diferença na hora da prova

Por Redação
Atualizado em 29 nov 2019, 16h20 - Publicado em 29 nov 2019, 15h23
 (Wikimedia Commons/Reprodução)
Continua após publicidade

O Dia D foi o nome que recebeu a Batalha da Normandia, considerada o início da retomada de territórios na Europa Ocidental pelos países Aliados. 

Durante o período, ocorria a Segunda Guerra Mundial e a região, localizada no Norte da França, estava tomada pelos exércitos nazistas. A operação, também conhecida como “Operação Overlord”, foi fundamental para acelerar a derrota dos alemães que já enfrentavam os Aliados na Itália e na União Soviética. 

Os soldados desembarcaram na Normandia no dia 6 de junho de 1944. A operação libertou a França e efetivamente pressionou a Alemanha em mais um front de batalha. 

A operação 

Para essa operação, as tropas dos países Aliados eram formadas em grande parte por norte-americanos, britânicos e canadenses. O objetivo era conquistar quatro praias da região, que foram nomeadas como Omaha, Utah, Juno, Gold e Sword. Tropas da França, da Polônia e de outros países também auxiliaram a ação. 

O local onde as tropas Aliadas desembarcariam foi descoberta por alemães, o que tornou esse primeiro momento difícil para os soldados que tentavam retomar a região, com muitas baixas.

Continua após a publicidade

Paraquedistas saltaram por diferentes áreas da Normandia, o que ajudou a dispersar as defesas nazistas e possibilitar a conquista de regiões estratégicas para os Aliados. Muitos soldados Aliados morreram na ação, alguns pelos ataques alemães e outros afogados em pântanos. No mesmo dia, as praias da Normandia foram conquistadas. 

Apesar dos Aliados terem conquistado uma área menor do que esperavam, foi o suficiente para que conseguissem se estabelecer e permitir o desembarque de outros soldados. 

Contexto

O estopim para a derrota alemã ocorreu durante a Batalha de Stalingrado. Enquanto o exército alemão tentava conquistar a cidade, localizada no sul da União Soviética, ele se enfraquecia, pois se distanciava de Moscou e ficava sem recursos. Apesar da resistência alemã, o exército soviético era grande e forçava os alemães a recuarem. A operação Overlord foi executada após os alemães terem sido derrotados na ocasião.

Continua após a publicidade

Em junho de 1944, em plena Segunda Guerra Mundial, já era possível notar outros sinais da futura derrota do Nazismo. 

Os Aliados desembarcavam na Itália e alemães eram expulsos do Norte da África. Essas situações obrigaram Hitler a a diminuir o número de soldados na União Soviética para que a Itália não fosse perdida e o território alemão ficasse em risco. 

Vale lembrar que boa parte da confiança dos alemães em relação à vitória na Guerra se baseava na chamada “Muralha do Atlântico”, linha defensiva que percorria a fronteira entre França e Espanha até a Noruega. 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Desdobramentos 

O Dia D é considerado a maior invasão por mar da história e deu início a retomada dos territórios tomados pelos exércitos alemães. 

A resistência nazista era grande, mas as tropas dos países Aliados conseguiram se estabelecer no litoral da França, permitindo que mais soldados ajudassem a recuperar a região. 

A operação, que começou no dia 6 de junho, teve fim no dia 25 de agosto com a retomada de Paris. A vitória foi fundamental para pressionar os alemães e por fim ao Nazismo.

Publicidade

Dia D fez 75 anos em 2019 e o tema pode cair no vestibular
Estudo
Dia D fez 75 anos em 2019 e o tema pode cair no vestibular
Saber dos detalhes da operação pode fazer a diferença na hora da prova

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.