As férias escolares chegaram, é tempo de descansar e aproveitar as férias, certo? Bem, mais ou menos! O descanso das aulas é mais do que merecido, mas também não dá para se desligar totalmente dos estudos se há muitas provas de segunda fase vindo por aí, não é mesmo?
Uma boa maneira de relaxar e ainda se preparar para o vestibular é indo ao cinema. Uma boa pedida dessas férias é a Retrospectiva do Cinema Brasileiro, mostra do Cinesesc, em São Paulo, que reúne todos os filmes brasileiros que passaram pelo cinema no último ano.
Entre as dezenas de filmes, dá para encontrar muitos que ajudam a revisar tópicos de história, literatura, geografia…
A 12ª edição da Retrospectiva está rolando desde o dia 2 e vai até 29 de dezembro, com ingressos custando módicos quatro reais. Se você não é de São Paulo, não se preocupe! Dê uma olhada na lista completa de filmes e procure a locadora mais próxima de sua casa!
Confira quatro filmes para assistir e estudar para o vestibular:
José e Pilar
O documentário aborda a relação entre o escritor português José Saramago, prêmio Nobel da Literatura e um dos mais importantes escritores portugueses de todos os tempos, e Pilar Del Rio, jornalista espanhola.
Quando: 12/12, 21h
Tancredo – A Travessia
O documentário conta a história de Tancredo Neves, eleito presidente após décadas de Ditadura Militar, mas que faleceu antes de assumir o poder. Ótimo para estudar a história contemporânea do Brasil, em especial o fim da Ditadura, a retomada da democracia e o Movimento Diretas Já.
Quando: 9/12, 17h
Capitães da Areia
O filme é baseado no livro do escritor baiano Jorge Amado e que está na lista obrigatória de obras literárias da Fuvest e da Unicamp 2012. A história fala de um grupo de crianças e adolescentes abandonados por suas famílias que crescem nas ruas de Salvador, praticando assaltos, e fugindo da polícia enquanto lutam para sobreviver.
Quando: 17/12, 21h
Lixo Extraordinário
O documentário produzido no Brasil e na Inglaterra e que concorreu ao Oscar de melhor documentário em 2011 conta o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz no Jardim Gramacho, um dos maiores aterros sanitários do mundo, no Rio de Janeiro. Ótimo para refletir sobre grandes questões brasileiras da atualidade, como desigualdade social e desenvolvimento sustentável.
Quando: 18/12, 21h; e 22/12, 19h