Doodle do Google homenageia John Venn, criador do Diagrama de Venn
Fãs de Matemática: o dia 4 de agosto é o dia de nascimento de John Venn, o criador dos Diagramas de Venn! Pensando nisso, o Google fez uma homenagem e dedicou o Doodle de hoje ao matemático, que nasceu há 180 anos.
O Doodle apresenta dois círculos, com uma área de intersecção no meio. Cada um dos círculos possui cinco opções de escolha: no primeiro, dá para escolher, por exemplo, “Mamíferos”, “Musical” e “Transporte”. Escolhido o primeiro item, abrem-se as opções para o segundo, que são também cinco. Entre elas: “Minúsculo”, “Melhor no frio” e “Mítico”. Dessa forma, se você escolher “Musical” e “Melhor no frio”, o resultado da intersecção entre dois vai ser um carrinho de sorvete. Veja:
Legal, não? Apesar de simples, o Doodle ilustra bem o princípio do Diagrama de Venn. E pode te ajudar a entender melhor esse tópico muito importante de Matemática.
Como aparece no vestibular?
O Diagrama de Venn é mais comumente utilizado, nos vestibulares, em questões sobre conjuntos – também é normal que estejam atreladas a questões de probabilidade. Geralmente, são apresentados dois ou três conjuntos, e o Diagrama auxilia na visualização dos conjuntos em separado e dos elementos que são comuns a eles. Costumam aparecer nas seguintes formas:
De acordo com o professor Marcus Vinicius de Aquino, da Oficina do Estudante, o Diagrama de Venn costuma ser utilizado na resolução de questões que usam alguma pesquisa (normalmente, fictícia). “O Diagrama facilita o raciocínio e ajuda a transportar o enunciado, um texto, para a forma de uma equação direta no papel”, explica o professor. Ele também alerta que o Diagrama é utilizado nos princípios da análise combinatória, quando fala sobre a teoria dos conjuntos – o que pode também ser cobrado nas provas.
Questões que exijam o Diagrama na resolução têm incidência média no vestibular, mas, de acordo com Marcus Vinicius, é raro que apareça mais do que uma questão do tipo, tanto na primeira quanto na segunda fase. Veja um exemplo de como ele é cobrado no Enem:
Retirada do Enem 2013 (confira aqui a resolução):