Enade, o antigo provão, muda de data por causa do Enem
Prova foi transferida para 21 de novembro; participação é obrigatória para estudantes de primeiro e último ano de 14 graduações e 5 tecnólogos
da redação
As eleições mudaram a data do Enem (vai ser em 6 e 7 de novembro), que mudou a data do provão. O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (3) que o Enade, avaliação obrigatória de universitários, será em 21 de novembro, às 13h. A pasta teve de alterar a data, que coincidia com o Exame Nacional de Ensino Médio.
Neste ano, esperam-se 450 000 estudantes para a prova. Serão avaliados os cursos superiores de 14 áreas: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
– Estudantes com melhores notas no Enade terão bolsa de pós
O provão também será aplicado para os estudantes de cursos tecnológicos em 5 áreas: Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
Até 2008, o MEC sorteava amostra de universitários que deveriam fazer a prova. Mas há dois, o exame é obrigatório para todos estudantes de primeiro e último ano dos cursos selecionados. Ficam de fora os estudantes que estejam em intercâmbio autorizado pela universidade ou aqueles que colarem grau antes de 31 de agosto.
Quem não fizer a prova não conseguirá retirar o diploma. O Enade 2010 também será aplicado para estudantes que faltaram às edições anteriores e desejem regularizar o cadastro no MEC.
O objetivo da prova é avaliar as faculdades, e não os alunos. Para incentivar os estudantes a preencher a prova com seriedade, o MEC anunciou que dará bolsas de pós-graduação aos alunos com melhores notas.
A lista de estudantes convocados para a prova sairá em 20 de novembro, segundo o MEC. Os locais de prova serão definidos até 22 de outubro.
VEJA TAMBÉM – Enade 2009: mais de 40 questões foram anuladas – Notícias de vestibular – Notícias de Enem