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Enem: O que cai na prova de Matemática e suas Tecnologias?

Veja que tipo de competência essa prova avalia e que assuntos podem ser cobrados

Por da redação
16 Maio 2018, 16h41 • Atualizado em 8 jul 2021, 11h40
 (GE/Guia do Estudante)
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  • A base do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está descrita na Matriz de Referência do exame, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC).

    Veja a seguir que tipo de competência a prova de Matemática e suas Tecnologias avalia e que assuntos podem ser cobrados.

    As competências avaliadas pela prova de Matemática e suas Tecnologias

    Competência de área 1 – Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

    H1 – Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.

    H2 – Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.

    H3 – Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

    H4 – Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.

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    H5 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.

    Competência de área 2 – Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.

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    H6 – Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.

    H7 – Identificar características de figuras planas ou espaciais.

    H8 – Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.

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    H9 – Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.

    Competência de área 3 – Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

    H10 – Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.

    H11 – Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.

    H12 – Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.

    H13 – Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.

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    H14 – Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas.

    Competência de área 4 – Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

    H15 – Identificar a relação de dependência entre grandezas.

    H16 – Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais.

    H17 – Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação.

    H18 – Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.

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    Competência de área 5 – Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.

    H19 – Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.

    H20 – Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.

    H21 – Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.

    H22 – Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.

    H23 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.

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    Competência de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.

    H24 – Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.

    H25 – Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.

    H26 – Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.

    Competência de área 7 – Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

    H27 – Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.

    H28 – Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.

    H29 – Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.

    H30 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.

    Os temas que podem ser cobrados na prova

    • Conhecimentos numéricos – operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.

    • Conhecimentos geométricos – características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.

    • Conhecimentos de estatística e probabilidade – representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.

    • Conhecimentos algébricos – gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.

    • Conhecimentos algébricos/geométricos – plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

    Acesse o documento completo com a Matriz de Referência do Enem aqui.

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