As inscrições para o Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) estão abertas e vão até o dia 16 de junho. Se você já acessou o passo a passo do GUIA DO ESTUDANTE explicando como se inscrever, sabe que durante este processo serão solicitados alguns dados, como data de nascimento, filiação e informações socioeconômicas. Mas se o candidato errar alguma destas informações ou precisar alterá-las depois de finalizar a inscrição, é possível?
Segundo o edital, sim. Algumas informações podem ser corrigidas enquanto as inscrições estiverem abertas, de 5 a 16 de junho.
Para alterar a informação desejada, basta acessar a Página do Participante até as 23h59 do dia 16 de junho. Em seguida, clique em “Inscrição” e depois em “Editar inscrição”. Cada uma das informações alteradas terá um passo a passo diferente. Basta seguir as orientações que serão indicadas no site.
Mas atenção: nem todos os dados podem ser alterados nesse período! Veja abaixo quais informações você pode ou não mudar depois que finalizar a inscrição no Enem.
Informações que podem ser alteradas durante o período de inscrições
- Contato;
- Endereço;
- Sexo;
- Raça;
- Município de realização da prova;
- Pedido de atendimento especializado;
- Tratamento pelo nome social;
- Opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol);
- Foto anexada
Atenção: de acordo com o edital do Enem, o nome social deve estar de acordo com aquele cadastrado na Receita Federal, caso o candidato tenha esse registro. Antes de realizar a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las na Receita Federal.
+ Saiba mais sobre o uso do nome social no Enem
Informações que não podem ser alteradas
- Dados do questionário socioeconômico;
- Situação do ensino médio no período de inscrição no exame
É importante ressaltar que o candidato pode ser eliminado do Enem caso preste informações falsas durante a inscrição no exame. Por isso, atenção redobrada ao preencher estes dados que não poderão ser alterados depois.