Estude as obras literárias da Fuvest – Capitães da Areia
No quinto post sobre os livros obrigatórios da Fuvest e Unicamp 2012, vamos falar de Capitães da Areia, romance do escritor baiano Jorge Amado.
O livro foi escrito em 1937, quando Jorge Amado tinha apenas 24 anos. Naquela época, ele já era um defensor ferrenho do comunismo e conta com teor político a história de menores abandonados que praticam alguns delitos em Salvador.
Nos anos 30, os meninos de rua eram chamados de “capitães da areia” nas ruas da cidade. O protagonista é Pedro Bala, líder do grupo de garotos.
– Capitães da Areia retrata a infância difícil dos meninos de rua
– Conheça os personagens do livro de Jorge Amado
Veja dicas de dois filmes e duas histórias em quadrinhos para aprender mais sobre a obra:
Filmes
Estreia em sete de outubro deste ano o filme Capitães da Areia, dirigida pela neta do autor, Cecília Amado. O legal do projeto é que os jovens atores são todos desconhecidos do público. Cecília foi buscar novos atores em oficinas culturais de ONGs da periferia de Salvador. Veja a seguir o trailer oficial:
O curioso é que esta adaptação nacional do livro não é a primeira. Em 1971, um filme do diretor americano Hall Bartlett contou a história dos meninos de Salvador e chamou o filme de “The Sandpit Generals”. A trilha-sonora era de Dorival Caymmi.
Como o filme tem teor político e sabiam que Jorge Amado era comunista, a película não foi nem um pouco bem recebida nos EUA, que vivia em plena Guerra Fria. Resultado: o filme se tornou extremamente popular e querido na União Soviética. Abaixo há um trecho do filme, em russo. Vale a pena fuçar em algumas locadoras atrás de uma cópia legendada.
Quadrinhos
A editora Egba adaptou o livro de Jorge Amado para a linguagem das histórias em quadrinhos. A edição contou com ilustrações do artista Ruy Trindade e traz o texto na íntegra. A obra, de 180 páginas, fez parte do projeto do autor “Transcrever romances inteiros para quadrinhos”.
Além desta HQ lançada em livro, um trecho foi adaptado em 2007 por Rodrigo Rosa, ilustrador, a pedido da Editora Globo. As quatro páginas da história, com ilustrações bem bacanas, estão logo abaixo. Clique nas páginas para ampliá-las.
#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 50%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */