Sabia que você pode estudar história apenas andando pelas ruas de sua cidade? Pois basta prestar atenção aos monumentos que o cercam para perceber que ali há muita história para ser contada. Do Monumento às Bandeiras, em São Paulo, ao Memorial JK, em Brasília, várias estátuas e construções podem dizer muito sobre nosso passado e seus principais acontecimentos.
Um programa do Almanaque Brasil, que passa na TV Cultura e na TV Brasil, falou um pouco sobre estes monumentos. Confira:
Veja o que você pode estudar:
Minas Gerais: 12 Profetas, de Aleijadinho – estudar o Brasil Colonial e o Ciclo do Ouro
São Paulo: Monumento às Bandeiras, de Vitor Brecheret – estudar os bandeirantes e o período da colonização portuguesa no século 16
Distrito Federal: Memorial JK, de Oscar Niemeyer – estudar a presidência de Juscelino Kubitscheck , o crescimento econômico do país e as tensões que levariam, anos mais tarde, à Ditadura Militar
Além de estátuas e monumentos, há construções históricas importantes:
Bahia: Farol da Barra de Salvador – construído em 1698 para auxiliar a chegada de embarcações europeias no Brasil, ajuda a estudar o período colonial brasileira e as trocas econômicas, que envolviam tabaco, pau-brasil, algodão e açúcar, principalmente.
Amazonas: Teatro Amazonas, em Manaus – símbolo da riqueza que a região viveu no chamado Ciclo da Borracha, no final do século 19.
– Jogue e descubra se conhece as principais construções históricas brasileiras