Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

Halloween: entenda os motivos do Dia das Bruxas ser Dia do Saci no Brasil

Conheça a origem do Halloween e da tentativa de resgate do folclore brasileiro

Por Luccas Diaz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2023, 10h51 - Publicado em 31 out 2020, 06h08
Saci no Halloween
No Brasil, o Dia do Saci é celebrado em 31 de agosto, mesmo dia do Halloween. (Guia do Estudante/Julia Ruivo/Reprodução)
Continua após publicidade

31 de outubro é comemorado o Halloween – ou Dia das Bruxas. Uma celebração de origem celta, que depois foi adotada no calendário da Igreja Católica como All Hallows’ Eve (Véspera de Todos os Santos). A tradição de se fantasiar e pedir “doces ou travessuras?” tornou a data popular em diversas partes do mundo. Inclusive no Brasil. Mas, por aqui, oficialmente, a data é reservada a outra celebração de cunho místico: o Dia do Saci.

Com as duas celebrações acontecendo no mesmo dia, debates nas redes sociais sobre a importância da valorização dos símbolos nacionais e a adoção de ícones estrangeiros sempre dão as caras no dia 31.

Mas será que uma coisa anula a outra?

Terror GIF
(Tenor/Reprodução)

Origem 

Em 2003, o deputado Aldo Rebelo Figueiredo, hoje no partido Solidariedade (SD), propôs o projeto de lei federal nº 2762/2003, com objetivo de declarar o 31 de outubro o Dia Nacional do Saci-Pererê, figura emblemática e uma das mais conhecidas do folclore nacional. A proposta do então deputado era valorizar as figuras da cultura brasileira.

“A comemoração do Halloween no Brasil – como tantas outras celebrações da cultura norte-americana de forte apelo comercial – tem atraído cada vez maior número de jovens e crianças. Criar, na mesma data, o ‘Dia do Saci’ é, portanto, uma forma de se oferecer à juventude brasileira a alternativa de festejar as manifestações de sua própria cultura”, disse o deputado à época.

Continua após a publicidade

 

aldo_rebelo-deputado-federal
(Deputado Aldo Rebelo/Reprodução)

A aceitação, entretanto, não foi imediata. Em 2013, o deputado federal Chico Alencar  (PSOL) e a vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin (PT), por meio da Comissão de Educação e Cultura, elaboraram o Projeto de Lei Federal n.º 2.479, que institui o 31 de outubro como o Dia do Saci. No estado de São Paulo, porém, a data já era comemorada desde 2004, instituída pela lei estadual n.º 11.669.

++ Análise de redação: Cultura popular na história brasileira

++ Divirta-se com os irmãos Grimm e os “contos de fadas originais”

Continua após a publicidade

O Saci-Pererê

Saci
(Márcio de Souza/TV Globo/Divulgação)

De acordo com estudos de folcloristas, a origem da lenda do saci-pererê data entre o final do século XVIII e o começo do XIX, entre tribos guaranis do sul do Brasil. A princípio, o menino de uma perna só era conhecido como çaa cy perereg.

Quando a lenda se espalhou pelo resto do país, a palavra foi adaptada para a forma que conhecemos. Na Argentina, no Uruguai e no Paraguai, a lenda também ficou conhecida e o nome variou para yaci-yateré. Nestes países, as características físicas do Saci diferem da brasileira. Há até uma versão de cabelos loiros.

A definição mais comum da lenda no Brasil é que o Saci Pererê é uma entidade que vive para proteger as florestas e gosta de pregar peças nas pessoas: estragar o freio de carroças, incomodar os cavalos, azedar comidas e desaparecer com objetos. A personalidade sapeca é sua principal característica, mas, usualmente, não é associada a maldades.

Continua após a publicidade

++“Macunaíma” – Análise da obra de Mario de Andrade

++ Caça às bruxas: de Joana D’Arc aos mistérios da Inquisição

O Saci é descrito como um garoto negro, careca, de uma perna só e que se locomove em um redemoinho. Sua altura pode variar pelas regiões do país; em alguns estados acredita-se que ele tenha apenas 50 cm e em outros, ele pode chegar até 3 metros. Comumente é associado ao Curupira, por também ser protetor das florestas.

A figura do Saci ficou mais popular a partir das histórias do autor Monteiro Lobato, em que o menino de uma perna só era figura constante nas aventuras dos personagens Narizinho, Pedrinho e Emília em “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

Continua após a publicidade

Saci x Halloween 

tenor-1-1
(Tenor/Reprodução)

O Halloween também ficou popular em decorrência do seu apelo comercial: venda de fantasias e artigos de decoração temáticos, além de doces. Já a celebração do garoto de uma perna só ainda não é tão conhecida.

Então, que tal se fantasiar de Saci para a próxima festa Halloween? Comente nas redes sociais do Guia do Estudante

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Halloween: entenda os motivos do Dia das Bruxas ser Dia do Saci no Brasil
Estudo
Halloween: entenda os motivos do Dia das Bruxas ser Dia do Saci no Brasil
Conheça a origem do Halloween e da tentativa de resgate do folclore brasileiro

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

descricao tela de bloqueio anual

10 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup