HQ traz relato cru e arrebatador sobre Faixa de Gaza
Joe Sacco narra o massacre de centenas de palestinos em 1956 na forma de jornalismo em quadrinhos
A investigação jornalística sobre dois episódios históricos pouco conhecidos é o móvel para uma narrativa primorosa: o mestre da reportagem em quadrinhos, Joe Sacco, apresenta “Notas sobre Gaza“, HQ na qual aborda o massacre de centenas de palestinos nas localidades de Khan Younis e Rafah, em 1956, por forças de Israel. É uma excelente maneira de compreender elementos fundamentais do conflito que, há muitas décadas, opõe palestinos e israelenses.
+ Por que israelenses e palestinos vivem em conflito?
As duas cidades fazem parte da Faixa de Gaza, pequeno território palestino situado no sudoeste de Israel, no qual hoje mais de 2 milhões de pessoas se comprimem num ambiente de opressão e pobreza. Desde a criação do Estado de Israel, em 1948, a região encheu-se de refugiados palestinos, que mantêm a perspectiva de retornar à sua terra e casa no atual solo israelense.
O ponto forte do livro para qualquer estudante é que Sacco relaciona a apuração sobre o que ocorreu no passado com o cenário contemporâneo na região. A obra é conduzida pelo levantamento que o próprio jornalista realizou na Faixa de Gaza (entre 2002 e 2003), fazendo entrevistas, visitando lugares, enfrentando os mais diversos contratempos – muitos deles inerentes à atividade jornalística, como localizar pessoas relacionadas aos fatos, convencê-las a dar entrevista e verificar a veracidade das informações. Tudo isso aparece às claras na narrativa.
+ Crise dos refugiados: a realidade de quem é forçado a deixar seu país
Para Joe Sacco, trazer à luz dois massacres ocorridos havia mais de 50 anos é uma forma de ajudar na compreensão de fatos que, encadeados, levaram ao profundo e complexo conflito ao qual assistimos hoje. Na obra, a realidade da ocupação militar sobre o território de Gaza impõe-se todo o tempo: o bloqueio das estradas, o controle nas fronteiras, a demolição sistemática de residências palestinas, a destruição da economia local. É onipresente a insegurança permanente na qual vive a população palestina – em 1956 e atualmente. Em suas andanças, o próprio Sacco se vê, em certo momento, na linha de tiro.
Um ponto notável do trabalho é que o autor dá voz a dezenas de palestinos que perderam pais, irmãos e filhos. Ele sabe que recordações de décadas passadas são passíveis de imprecisões, distorções e lacunas. Assim, constrói a narrativa como um mosaico, no qual as lembranças de um são confrontadas com as de outros. Tal como numa tela impressionista, da superfície borrada emergem imagens nítidas. Como ele mesmo diz, o fundamental é que, apesar de discrepâncias entre os depoimentos, o trabalho chega a fatos inquestionáveis.
O livro traz também entrevistas e documentos nos quais registra as posições do governo de Israel e da ONU (cujas tropas já estavam na região desde então) sobre os acontecimentos de 1956 na Faixa de Gaza.
Desde os anos 1990, os quadrinhos-reportagem de Joe Sacco causaram impacto internacional, trazendo relatos da guerra na ex-Iugoslávia (“Gorazde – Zona de Segurança e Uma História de Sarajevo”) e dos conflitos na Palestina (“Palestina: Uma Nação Ocupada e Na Faixa de Gaza”). Com “Notas sobre Gaza”, em 2009, Sacco consolida seu lugar como o grande nome mundial do jornalismo em quadrinhos. Bom para os leitores e sobretudo para os jovens estudantes, que podem se informar sobre temas da maior importância no cenário internacional por meio de obras que falam a linguagem contemporânea das HQs, com rigor informativo, mas muita irreverência e criatividade.
Notas sobre Gaza
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.