Friedrich Nietzsche nasceu em 15 de outubro de 1844, na Alemanha. Foi criado em uma família de clérigos luteranos e preparado para ser pastor. Aos 18 anos, perdeu a fé em Deus e passou por um período libertino, quando contraiu sífilis. Tornou-se professor de Filosofia e poesia gregas com apenas 24 anos, na Universidade de Basileia (Suíça), em 1869.
Uma de suas frases mais famosas foi “Deus está morto”. Nietzsche não se colocava como um “anticristo” no sentido evangélico do termo, mas como alguém que queria a morte das “muletas metafísicas”, ou seja, dos “apoios” fora da vida, de viver baseado em um mundo que não existe. E, por isso, defendia que toda religião é opressiva.
O oitavo episódio de “Ideias que Colam”, primeira série em animação da Liquid Media Lab, em parceria com o Instituto CPFL, faz um resumo sobre os pensamentos fortes de Nietzsche. Além de conhecer esse grande nome, é também uma maneira de estudar para o Enem, já que a filosofia pode aparecer não só em questões específicas, mas também de forma interdisciplinar com outras matérias no exame.
Gostou? Confira também os episódios anteriores da série:
- Michel Foucault;
- Jean-Paul Sartre;
- Franz Kafka;
- Pierre Bourdieu;
- Jacques Lacan;
- Sigmund Freud;
- Donna Haraway
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.