Inscrições para o Fies serão abertas na semana que vem
Ministério da Educação diz que mensalidades serão fixas
da redação
O ministro da educação, Fernando Haddad, anunciou ontem (20/04) que na próxima semana será aberto o período de inscrições para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Haddad, que participa do 15º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, não disse, no entanto, em que dia exatamente o período começa.
FIADOR
Com o objetivo de turbinar o Fies, que nunca decolou para valer, o Ministério da Educação (MEC) cogita a criação de um fundo garantidor, que funcionaria a partir da contribuição de 10% do valor do financiamento das instituições participantes. A exigência do fiador será obrigatória, mas os abrandamentos introduzidos em 2008 estarão aí de novo: a possibilidade de estudantes serem fiadores uns dos outros e a comunhão com o Programa Universidade Para Todos (Prouni) – quem ganha bolsa parcial pode financiar o resto dos gastos.
O Fies terá juros de 3,4% ao ano, três vezes a duração do curso como prazo de quitação e carência de um ano e meio após a formatura para começar a pagar. Segundo a assessoria do MEC, o estudante pode fazer o financiamento em qualquer época do ano – o Fies é retroativo ao semestre que está cursando.
LEIA MAIS – notícias de vestibular – notícias de Enem