Intercâmbio depois da pandemia: 5 dicas para já preparar sua viagem
Há muito o que planejar para estudar fora, desde a escolha do curso e da universidade até as contas com as despesas
Sonhava em estudar no exterior, mas precisou adiar os planos, por conta da pandemia? Ou, pensando no futuro durante a quarentena, decidiu fazer um intercâmbio? Essa é a realidade de muitos estudantes que estão ansiosos para pegar um avião e aprender muita coisa longe de casa.
Mas, enquanto não é possível realizar o sonho, que tal aproveitar esse tempo para planejar cuidadosamente a sua viagem? Vamos ajudar! Raimundo Sousa, diretor internacional da OK Student, empresa de consultoria para estudantes brasileiros que querem ingressar em uma universidade no Reino Unido, separou cinco dicas para quem deseja estudar fora e quer se preparar desde já. Confira!
Curso
Seja um curso livre, uma graduação ou uma pós-graduação, o primeiro passo é definir a área na qual você deseja se especializar. Lembre-se: é um investimento alto, tanto em relação ao dinheiro como tempo, então faça uma escolha criteriosa.
Confira dicas de como escolher a carreira ideal para você
Cidade
Depois de escolher a carreira, é hora de definir qual região é a ideal para o seu perfil. Pense nas suas preferências: gostaria de viver numa localidade mais tranquila ou agitada? Prefere um grande centro urbano ou uma cidade menor? Um lugar próximo ao litoral? De interesse histórico?
Universidade
O próximo passo é considerar a universidade. É importante ver quais as instituições mais renomadas no seu curso e se elas exigem algum exame para o ingresso ou comprovação de fluência no idioma.
Saiba mais sobre como funcionam os processos seletivos no exterior
Moradia
Outra questão importante é se o estudante pretende ficar em um albergue, uma casa de família ou mesmo se a própria universidade oferece algum tipo de acomodação para alunos. Isso irá refletir diretamente na sua rotina em termos de logística e custos.
Gastos
Seja com materiais, alimentação ou transporte, é fundamental considerar o investimento necessário para o seu dia a dia. O preço de um mesmo curso pode variar mais de 50%, assim como o custo de vida de uma cidade para outra pode oscilar em 30%.
Bastante coisa para pensar, né? Temos mais conteúdos que podem te ajudar no planejamento!
- 7 filmes que vão inspirar seu intercâmbio;
- Como convencer seus pais a deixarem você fazer um intercâmbio?;
- Como arrumar lugar para morar enquanto estudar fora;
- 10 dicas para economizar dinheiro enquanto estuda fora;
- O impacto das atividades extracurriculares no “application”
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.